Cientista ligado à Casa Branca refuta criação artificial do Covid-19

O diretor do Instituto Nacional Americano de Alergia e Doenças Infecciosas, Anthony Fauci, que integra o grupo de trabalho SARS-Cov-2 da Casa Branca, rejeitou a possibilidade da criação do coronavírus causador do Covid-19 em um laboratório, contradizendo as versões que o presidente Donald Trump sustenta para atacar a China.

Várias vezes, o presidente republicano –  alvo de inúmeras críticas à resposta de seu governo à atual pandemia de Covid-19 – disse ter informações (sem apresenta-las) dando conta de que o SARS-Cov-2 foi criado em um laboratório na cidade chinesa de Wuhan, epicentro inicial da pandemia.

Porém, mesmo um cientista próximo à Casa Branca discorda:

Se você observar a evolução desse coronavírus em morcegos e o que existe agora, as evidências científicas tendem muito fortemente a não poder ser artificial ou deliberadamente manipulada”, disse o renomado médico Anthony Fauci em diálogo com a revista National Geographic.

Segundo Fauci, todas as indicações são de que o coronavírus Covid-19 evoluiu na natureza e pulou entre as espécies.

Nesta segunda-feira (4), o diretor executivo de Emergências em Saúde da Organização Mundial da Saúde, Mike Ryan, anunciou que esta entidade tem testes da sequência genética do coronavírus que demonstram sua origem natural.

As alegações de que o SARS-Cov-2 surgiu em um laboratório chinês em Wuhan são especulações na perspectiva de nossa organização, disse Ryan, que pediu pesquisas “baseadas na ciência e não na política”.

Não recebemos dados ou evidências específicas do governo dos Estados Unidos sobre a suposta origem do coronavírus; se esses testes estiverem disponíveis, caberá ao governo dos Estados Unidos decidir quando podem ser compartilhados”, acrescentou.

Fonte: Prensa Latina