Em entrevista, Márcio Jerry elogia esforço do Governo do Maranhão

Durante o programa da TV 247, deputado também comentou o conjunto de ações direcionadas à economia do Maranhão durante a crise causada pela pandemia

Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

Em entrevista ao Programa “O dia em 20 minutos”, da TV 247, da noite desta sexta-feira (7), o vice-líder do PCdoB na Câmara, deputado federal Márcio Jerry (MA), elogiou os esforços feitos pelo governador Flávio Dino para amenizar os efeitos da pandemia do coronavírus no estado do Maranhão.

“Governador imprimiu, além das medidas preventivas, desde o início, um kit muito intenso de preparação da rede de saúde do estado, triplicando o número de leitos de UTI, do primeiro dia até agora, levando leitos de UTI também para todas as regiões do estado, a partir dos hospitais macrorregiões”, disse o parlamentar, em referência ao mais de 700 leitos entregues pelo Estado desde o início da pandemia.

Mesmo definindo a situação como “preocupante”, com o estado confirmando 6.765 casos e 355 mortes registradas pela doença, a taxa de letalidade do estado, de 5,58%, segue abaixo do índice nacional, de 6,8%.

Novos respiradores

Nesta sexta, o Maranhão recebeu 44 novos respiradores, dando cumprimento à decisão judicial do Supremo Tribunal Federal, que determinou a entrega após o Governo Federal confiscá-los.

“De fato, é muito preocupante. Com a expansão da contaminação, o que ocorre é a compressão por vagas de leitos de UTI’s. Mas uma conta importante é que a quantificação de respirador é a quantificação de vidas salvas. Isso é fundamental para perceber a importância de um respirador para um paciente da covid-19. E precisou entrar na justiça para reaver respirador retidos pelo Governo”, afirmou Jerry.

Economia

Durante o programa, ele também comentou o conjunto de ações direcionadas à economia do estado.

“O governador também adotou medidas econômicas, como a prorrogação do prazo de pagamento do IPVA, a liberação de pagamentos de 850 mil usuários da companhia de abastecimento de água do Maranhão, a Caema, a prorrogação de recolhimento de imposto para empresas do Simples, incentivo à cadeia cultural do estado, para que os artistas possam continuar em atividade no estado, e ainda editais para costureiras fabricarem máscaras”, listou, complementando.

“Um conjunto de ações de natureza econômica para mitigar o impacto os graves efeitos da pandemia na qualidade de vida das pessoas”.

Autor