Covid-19: mídia internacional destaca conduta genocida de Bolsonaro

O jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zietung fala do “jogo de Bolsonaro com o vírus”, denunciando como “estratégia mortal” o modo como o presidente lida com a doença

Passeio de jet sky de Bolsonaro repercutiu na mídia internacional (Foto: Reprodução)

“Bolsonaro, cujo instinto é não fazer nada, jogou para os governadores estaduais, que por sua vez assumiram a responsabilidade de implementar medidas mais estritas aos municípios”, diz o jornal Washington Posto na sua edição desta segunda-feira (11) com uma visão crítica sobre a postura do presidente brasileiro diante da pandemia do coronavírus.

Segundo o jornal norte-americano, o país está sem condições de enfrentar a pandemia por conta da conduta de Bolsonaro.

“Em vez de unificar o país contra uma ameaça comum, a resposta à pandemia está dividindo ainda mais essa sociedade profundamente polarizada”, diz a reportagem

A revista americana The Atlantic traz uma estimativa de 100 mil mortes. “A pandemia do Brasil está apenas começando”, diz o título da reportagem, assinada por Uri Friedman.

“O país mais atingido da América Latina está enfrentando uma ‘tempestade perfeita’, à medida que a desigualdade colide com o Covid-19”.

O jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zietung fala do “jogo de Bolsonaro com o vírus”, denunciando como “estratégia mortal” o modo como o presidente lida com a doença:

“Bolsonaro considera o medo do coronavírus exagerado. A economia é mais importante para ele do que a proteção contra doenças”.

Dennis Kremer critica: “A coisa irritante não é o cinismo óbvio. Não que Bolsonaro, conhecido por não ser tão preciso com fatos científicos, não tenha dito bobagens sobre a duração dos efeitos do vírus e a possível disseminação. Mas que seus seguidores sempre o animem freneticamente após essas frases”.

O diário francês Libération traz o apelo do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, aos países do G7, denunciando ainda a subnotificação de mortes por Covid19. Ele denuncia Bolsonaro.

“Enquanto tentamos convencer os brasileiros a ficar em casa, Bolsonaro declarou, irresponsável e sem fundamento, que o confinamento deixaria 10 milhões de desempregados… E, num gesto insano, foi à Suprema Corte, acompanhada por um grupo de chefes da indústria, para pressionar pela retomada da atividade econômica”, ataca o tucano.

O inglês The Guardian noticia o passeio de Bolsonaro de jet ski, de sua participação em um churrasco no Lago, enquanto cresce o número de vítimas.

“O presidente provocador do Brasil continuou descartando o coronavírus, dando um giro em um jet-ski para um churrasco flutuante e atacando a ‘neurose’ do Covid-19 quando o número de mortos em seu país subiu para mais de 10 mil”, escreve Tom Phillips, correspondente do jornal no Rio de Janeiro.

Com informações do clipping Análise de Mídia do PT Nacional

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *