Moro pede ao STF que tire o sigilo de vídeo de reunião com Bolsonaro

Decisão cabe ao ministro Celso de Mello

Reunião do ministério de Bolsonaro - Foto: Reprodução

A defesa do ex-ministro da Justiça Sergio Moro entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril seja divulgado na íntegra. A decisão cabe ao ministro Celso de Mello.

Na peça, os advogados do ex-ministro rebatem argumentos do presidente Jair Bolsonaro, que é contra a retirada do sigilo. Segundo a defesa, o conteúdo do vídeo não tem “qualquer assunto pertinente a Segredo de Estado ou que possa gerar incidente diplomático, muito menos colocar em risco a Segurança Nacional”.

A defesa diz que, se o conteúdo todo for revelado, ficará claro que as declarações do presidente, durante o encontro, foram direcionadas a Moro por ele “não ter concordado com a interferência do Presidente da República na PF (Polícia Federal) do Rio de Janeiro e na Direção-Geral, pelos motivos declinados pelo próprio Presidente da República”. Ainda segundo os advogados, a gravação mostra Bolsonaro “insatisfeito com os relatórios de inteligência e informações providenciados pela Polícia Federal”.

Para o advogado Rodrigo Sánchez Rios, que defende Moro, o vídeo é de interesse público. “A divulgação do material, na íntegra, comprovará as afirmações do ex-ministro Sergio Moro a respeito do presidente da República”, disse ele, em nota. A defesa também diz que, se o pedido não for atendido, que ao menos “sejam publicizadas todas as falas do presidente da República durante a reunião do Conselho Ministerial”.

Com informações do Valor Econômico