Mais da metade dos procuradores do MPF assinam manifesto contra Aras

O procurador-geral da República foi agraciado hoje por Jair Bolsonaro com a medalha da Ordem do Mérito Naval, ao lado de outros membros do governo.

Augusto Aras - Foto: Marcos Brandão/Agência Senado

O procurador-geral da República, Augusto Aras, despertou com suas atitudes a contrariedade de mais da metade dos procuradores do Ministério Público Federal (MPF). Aras é alvo abaixo-assinado de procuradores contra a sua gestão que já conta com 579 assinaturas, de 1.154 procuradores ativos.

Os signatários apoiam uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a ser debatida no Congresso Nacional, para obrigar que a escolha do PGR obedeça a lista tríplice da categoria. O ex-presidente Lula iniciou a tradição de prestigiar a lista tríplice, que foi ignorada por Jair Bolsonaro.

A soma do total de procurares leva em conta a mais recente lista de antiguidade da categoria, de dezembro de 2019, somadas as recentes posses. A previsão é de que o posicionamento conte com o apoio de mais de 600 procuradores até o final da sexta-feira, segundo a coluna de Ancelmo Gois, em O Globo.

Amigo do peito

O presidente Jair Bolsonaro tem dado sucessivas mostras de que ignora ou despreza o papel constitucional da Procuradoria-Geral da República (PGR), que deve atender a interesses de Estado, não de governo. Na ocasião da escolha de Aras, Bolsonaro comparou o procurador-geral da República à “dama” no tabuleiro de xadrez. A dama protege o rei – no caso, Bolsonaro.

Nesta sexta-feira (28), o presidente condecorou Augusto Aras com a Ordem do Mérito Naval ao lado de ministros e deputados bolsonaristas.

Além de Aras, Bolsonaro condecorou Abraham Weintraub, que disse na reunião que gostaria de mandar prender ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Os outros ministros agraciados foram Jorge Oliveira, da Secretaria de Governo, e Marcelo Álvaro Antônio, do Turismo, indiciado pela Polícia Federal em investigação de esquema de candidaturas laranja do PSL em Minas Gerais.

Também receberam o mimo parlamentares da base do governo, como os deputados federais Hélio Lopes (PSL-RJ) e Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP) e o líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), entre outros.

Foram condecorados ainda o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Victor Laus, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) João Batista Brito Pereira e os senadores Plínio Valério (PSDB-AM) e Irajá (MDB-TO) e os deputados federais Projessor Joziel (PSL-RJ) e Coronal Armando (PSL-SC).

Com informações de O Globo

Autor