George Floyd: protestos em ao menos 13 cidades e cerco à Casa Branca

George Floyd foi morto pelo policial branco Derek Chauvin. Durante uma abordagem, Chauvin manteve o joelho no pescoço de Floyd por ao menos cinco minutos.

Manifestantes cercam a Casa Branca - Foto: Reprodução/Twitter

Pelo menos 13 cidades dos Estados Unidos registram protestos na sexta-feira (29), contra a morte de George Floyd, um homem negro morto na segunda-feira (25) durante a abordagem de um policial branco em Minneapolis, no estado de Minnesota.

Em vídeo da abordagem, o policial Derek Chauvin aparece ajoelhando sobre o pescoço de Floyd por ao menos cinco minutos, enquanto ele grita: “Não consigo respirar!”. Inicialmente demitido, Chauvin foi preso somente após os protestos, e acusado de homicídio culposo (quando não há intenção de matar).

A edição deste sábado (30) do jornal The New York Times diz que a situação em Minneapolis é de “caos absoluto”, usando palavras do governador de Minnesota, o democrata Tim Walz. Segundo o jornal, houve incêndios, prisões e tiroteios em mais uma noite de protestos na cidade.

Incêndio em Oakland, Califórnia – Foto: Reprodução/Twitter

Ainda de acordo com o NYT, altos funcionários de Minnesota reconheceram esta manhã que subestimaram a magnitude dos protestos e não foram capazes conter os manifestantes.

Em Washington, capital dos EUA e sede do governo norte-americano, manifestantes cercaram a Casa Branca, que teria entrado em “lockdown” devido aos protestos.

Houve protestos ainda em Atlanta, Nova York, San Jose, Los Angeles e Portland, segundo o New York Times. O jornal afirma que os manifestantes queimaram carros, bloquearam rodovias e quebram janelas de lojas.

Autor