China destinará US$56 bilhões para financiar micro e pequenas empresas

O banco central da China fortalecerá o apoio financeiro a pequenas e microempresas por meio de novos instrumentos de política monetária.

Sede do Banco Popular da China em Pequim / Foto: Xinhua-Cai Yang

O movimento faz parte dos esforços do país para estimular a economia real, de acordo com duas circulares divulgadas em conjunto pelo Banco Popular da China (PBOC) e quatro outros reguladores.

A partir de segunda-feira, o PBOC usará 400 bilhões de yuans (US$ 56,2 bilhões) de uma cota especial de reempréstimos para comprar 40% dos empréstimos inclusivos (1) de pequenas e microempresas concedidos por bancos locais de 1º de março a 31 de dezembro.

Isso reduzirá diretamente os custos da dívida dos bancos e ajudará a reabastecer a liquidez, disse Li Qilin, economista chefe da Yuekai Securities, acrescentando que as pequenas empresas podem obter mais apoio de crédito.

Como parte das ferramentas de apoio à extensão de empréstimos, as instituições bancárias são incentivadas a enriquecer produtos de crédito e a reduzir a taxa de juros de empréstimos, de acordo com uma das circulares.

O PBOC disse que as pequenas empresas podem solicitar o adiamento de seu pagamento de empréstimos inclusivos com vencimento no final de 2020 a 31 de março de 2021, com isenção de multas.

Comparados às ferramentas políticas anteriores, os instrumentos recém-desenvolvidos são mais orientados para o mercado, inclusivos e diretos“, afirmou o banco central.

Os novos instrumentos de política podem ajudar pequenas e microempresas a manter o fluxo de caixa, obter acesso mais fácil a empréstimos e reduzir o custo de financiamento, de acordo com o PBOC.

Enquanto o país trabalha para desenvolver novos instrumentos de política monetária que podem estimular diretamente a economia real, é muito importante tomar medidas para garantir que as empresas possam obter empréstimos mais facilmente e promover uma redução constante das taxas de juros, disse o relatório de trabalho do governo deste ano.

1 – Empréstimos inclusivos são aqueles destinados às micro e pequenas empresas, agricultores pobres, etc (NE).