Governo Bolsonaro faz confusão na divulgação de dados da covid-19

No primeiro balanço, houve a informação de 1.382 mortes pela covid-19 e, no segundo logo depois, eram 525 óbitos, uma diferença de 857 vítimas

(Foto: Reprodução)

Governo Bolsonaro promoveu uma confusão neste domingo (7) ao divulgar boletim com dados sobre a covid-19. Duas informações divergentes foram divulgadas num intervalo de menos de duas horas revelando uma diferença de 857 vítimas no número de mortes.

Segundo reportagem da Folha, por volta de 20h30, o Ministério da Saúde divulgou o primeiro balanço, no qual informava que 1.382 mortes haviam sido registradas nas últimas 24 horas. O número configuraria um recorde para domingo, dia da semana normalmente com menos confirmações de casos, uma vez que as equipes de saúde nos estados trabalham em regime de plantão.

Uma hora e meia depois, o portal do Ministério com informações referentes ao Covid informou que o número de óbitos confirmados era de 525. Ou seja, havia uma diferença de 857 vítimas.

Também houve divergências em relação ao número de casos confirmados nas últimas 24 horas. O primeiro número divulgado apontava 12.581 casos. O segundo balanço, por sua vez, indicava 18.912 casos do novo coronavírus. O Ministério da Saúde não apresentou explicações para a divergência entre os números.

Os dados do primeiro boletim do ministério eram pouco maiores do que os divulgados pelo Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), que decidiu lançar um painel com números de contaminados e óbitos paralelo ao do governo, logo após a ameaça de sonegação de dados. O órgão mostrava, até as 18h, 1.113 mortos.

Com informações da UOL

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *