China promete maior assistência ao desenvolvimento econômico de Cuba

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, reiterou o firme apoio de seu país a Cuba em sua luta para preservar a soberania nacional e defender seus legítimos direitos sem interferência estrangeira, informaram fontes oficiais nesta terça-feira (9).

Em uma conversa por telefone o ministro das Relações Exteriores disse a seu colega, Bruno Rodríguez, que a nação asiática dentro de suas capacidades fornecerá maior assistência ao desenvolvimento socioeconômico da ilha.

Ele destacou a oposição de Pequim aos esforços dos Estados Unidos de usar o antiterrorismo como pretexto para impor sanções e manter a opressão política contra a maior das Antilhas, depois de descrever essas práticas de assédio como impopulares.

Em outro momento, Wang destacou os grandes esforços e o importante papel de Havana no processo de paz na Colômbia e advogou que o acordo alcançado naquele contexto fosse preservado.

Ele também elogiou a resposta da China e Cuba à pandemia de Covid-19, esperava que a causa socialista nos dois países mostrasse novos avanços e que seus povos garantissem mais conquistas no bem-estar social.

Na sua opinião, a solidariedade entre os dois Estados no confronto com Covid-19 é um marco, pois eles se preparam para comemorar o 60° aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas bilaterais.

Wang também confirmou que a China está pronta para dar um novo impulso aos laços bilaterais a partir de um novo ponto de partida.

Da mesma forma, Rodríguez convocou a união de forças para comemorar a data, que também marca o 60° aniversário dos laços da China com a América Latina e o Caribe.

Ele mencionou a alta prioridade que Cuba dá aos seus laços diplomáticos com o gigante asiático e destacou a disposição de aprofundar a colaboração mútua em vários setores.

Entre outras questões, ele elogiou o papel de Pequim na cooperação global contra a pandemia de Covid-19 e agradeceu a assistência sanitária prestada a Cuba e ao resto do continente latino-americano.

O chanceler cubano também atualizou a parte chinesa sobre a posição do governo de Havana em relação ao processo de paz colombiano e a inclusão de Cuba na lista unilateral de Washington entre os países que supostamente não cooperam contra o terrorismo.

Este é o segundo contato telefônico que Wang e Rodríguez tiveram desde o início da pandemia de Covid-19.

Em 13 de abril, os dois conversaram dessa maneira e também analisaram assuntos de interesse da agenda bilateral.

Fonte: Prensa Latina