STF já tem maioria para manter Weintraub em inquérito das fake news

Maioria na corte rejeita pedido de habeas corpus para retirar o ministro da Educação do inquérito das fake news conduzido pela corte

(Foto: Lula Marques)

Preste a ser demitido do cargo, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, permanecerá sendo alvo do inquérito das feke news conduzido pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Nesta segunda-feira (15) à noite a corte formou maioria contra o pedido de habeas corpus feito pelo ministro da Justiça, André Mendonça, para retirar Weintraub das investigações de ataque aos ministros.

Os ministros Cármen Lúcia, Celso de Mello, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Rosa Weber seguiram o relator do caso, o ministro Edson Fachin. Faltam votar outros cinco ministros: Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski. O julgamento deve terminar na sexta-feira.

Weintraub é investigado por ter dito, na reunião ministerial de 22 de abril, cujo conteúdo se tornou público em 22 de maio, que, por ele, “botava esses vagabundos todos na cadeia, começando no STF”.

O ministro Alexandre de Moraes diz que há indícios de crimes de injúria e difamação e contra a segurança nacional, sobretudo em momento no qual Weintraub afirmou que, por ele, “botava esses vagabundos todos na cadeia, começando no STF.”

Com informações do G1

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *