38% dos brasileiros pegaram ou conhecem alguém que contraiu Covid-19

Percentual de pessoas que acham que podem morrer caso sejam infectadas pelo vírus é de 30%

Aumenta ocupação de UTIs por todo o país com doentes de covid-19 (Foto: Reprodução)

Pesquisa DataPoder360 mostra que 38% dos brasileiros contraíram ou conhecem alguém próximo que contraiu a Covid-19. O número é o mesmo registrado há 15 dias, no último levantamento – uma indicação de que o ritmo de aumento percentual diminuiu drasticamente nas últimas semanas.

As pesquisas do DataPoder360 realizadas de 11 a 13 de maio e de 25 a 27 do mesmo mês registraram um aumento de 9 pontos percentuais no período. Já no levantamento seguinte, realizado de 8 a 10 de junho, essa variação foi de apenas três pontos de uma pesquisa para outra. Com isso, os brasileiros que tiveram ou conhecem alguém que teve a doença chegaram a 38%, mesmo número observado nesta rodada.

Já o percentual de pessoas que acham que podem morrer caso sejam infectadas pelo vírus ficou estável, com variação dentro da margem de erro, indo de 29% para 30%. O percentual de pessoas que disseram não ver risco de morte também variou um ponto percentual, de 45% para 46%.

Quando se consideram apenas os entrevistados de 25 a 44 anos, normalmente os que mais saem para trabalhar, chega a 46% os que tiveram ou conhecem alguém que teve a covid-19. Esse percentual também é maior do que a média nacional nos seguintes recortes: entre quem tem nível superior (50%); entre moradores da região Norte (56%); entre os que ganham de 5 a 10 salários mínimos (57%).

O Ministério da Saúde contabilizava 1.228.114 infectados e 54.971 mortes pela Covid-19 até a noite de quinta-feira (25). O percentual de brasileiros que acham que podem morrer caso sejam infectados é muito maior do que a taxa de mortalidade da doença – de cerca de 4,5% das pessoas que foram diagnosticadas oficialmente. A letalidade real, no entanto, é muito menor em razão da grande subnotificação de casos comprovados.

Com informações do Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *