TV da Rússia divulga íntegra da 1ª Parada da Vitória contra o nazismo

Realizada pela primeira vez há 75 anos, poucas semanas após a derrota do nazismo, a Parada da Vitória é um dos acontecimentos mais importantes na então União Soviética e agora Rússia.

Desfile reuniu combatentes que derrotaram o nazismo e homenageou grandes líderes soviéticos

A TV estatal da Rússia fez algo impressionante: encontrou nos velhos arquivos soviéticos as imagens completas, originais e inéditas da Parada de Vitória de 1945 e as restaurou digitalmente.

Leia também: 79 anos da invasão da URSS: Aprender as lições da história

Em 24 de junho de 1945 se realizou na Praça Vermelha de Moscou a maior e mais importante parada militar da História: o desfile do vitorioso Exército Vermelho que poucas semanas antes derrotou as forças da Alemanha nazista.

Soldados do Exército Vermelho externam o orgulho pela vitória

As únicas versões conhecidas daquele importantíssimo momento histórico eram dois filmes: um colorido de 20 minutos e outro preto e branco de 50 minutos. Ambos com baixa qualidade de imagem.  Mas a TV russa Pervy Kanal encontrou as filmagens completas nos arquivos soviéticos e restaurou todos eles, lançando a versão integral da Parada da Vitória em HD!  A qualidade das imagens é tamanha que cada quadro parece uma fotografia em alta definição.

Populares e combatentes comemoraram a vitória contra o nazismo

Leia também: 75 anos da Grande Guerra pela Pátria: responsabilidade perante o passado e o futuro

Com uma nova narração, o filme agora tem 2 horas e meia de duração e mostra muitos detalhes novos sobre o desfile. Grandes nomes da História estavam reunidos numa ocasião que nunca mais se repetiu. Os incontáveis heróis da URSS nessa parada haviam acabado de voltar da linha de frente e desfilavam pela Praça Vermelha orgulhosos pelos feitos que haviam conquistado: a libertação do mundo e a morte do nazi-fascismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *