Com sintomas, Bolsonaro vai a hospital e faz teste de Covid-19

Presidente descumpriu várias recomendações da OMS para evitar contaminação pelo coronavírus, como evitar aglomerações, usar máscaras e manter distanciamento social

(Foto: Carolina Antunes/PR)

Jair Bolsonaro fez radiografia do pulmão e exame para detecção do coronavírus nesta segunda-feira (6). Com sintomas de Covid-19 – como febre –, o presidente disse a apoiadores, ao retornar à residência oficial do Palácio da Alvorada que “está tudo bem”, mas não deu detalhes.

“Estou evitando [aproximação com pessoas], que vim do hospital agora. Fiz uma chapa do pulmão. Está limpo o pulmão, tá certo?”, afirmou Bolsonaro, que usava máscara ao conversar com os apoiadores. “Vou fazer o exame do Covid agora há pouco, mas está tudo bem. Não dá para chegar muito perto, não. Recomendação para todo mundo”, afirmou Bolsonaro ao sair do carro oficial.

Um apoiador perguntou a Bolsonaro se poderia tirar a máscara para fazer uma foto com ele. Em um primeiro momento, o presidente diz que o apoiador pode tirar a proteção. Mas depois emenda: “Quer dizer… Não mandei você tirar. Você tirou porque você quis”.

De acordo com a colunista Cristiana Lôbo, da GloboNews, Bolsonaro fez os exames no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, e cancelou os compromissos desta terça, para esperar o resultado do teste de coronavírus. Ele já fez outros três testes para detecção do coronavírus. Em maio, devido a uma ação movida pelo jornal O Estado de S. Paulo, o governo entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF) laudos dos três exames, todos com resultado negativo.

Os exames foram entregues ao STF porque o presidente se recusava a mostrar os laudos. O material de um dos três testes foi coletado dias após Bolsonaro retornar de viagem oficial aos Estados Unidos, em março. Ao longo daquele mês, pelo menos 23 pessoas da comitiva oficial apresentaram sintomas e fizeram exames que resultaram positivo para coronavírus. O primeiro diagnóstico foi do secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, que já voltou ao Brasil isolado no avião e fez o teste após o desembarque.

Desde o início da pandemia, Bolsonaro descumpriu várias recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) para evitar contaminação pelo coronavírus, como evitar aglomerações, usar máscaras e manter distanciamento social. O presidente participou de manifestações, provocou e foi a locais com aglomeração de pessoas e tocou em apoiadores. Em várias oportunidades, não utilizou máscara, equipamento de proteção essencial no combate à doença.

No sábado (4), o presidente, ministros e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) participaram de almoço, promovido pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em comemoração à independência norte-americana. Na ocasião, os participantes posaram para fotos sem máscaras. Em uma das imagens, Bolsonaro aparece abraçado ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Com informações do G1

Um comentario para "Com sintomas, Bolsonaro vai a hospital e faz teste de Covid-19"

  1. Darcy Brasil Rodrigues da Silva disse:

    Essa é uma notícia falsa, plantada com intenções politicas evidentes, que, associada à informação de que Bolsonaro está tomando cloroquina, terá, pelo menos , trés efeitos: primeiro, mostrar que o fascista genocida está procedendo consigo mesmo tal como recomendou aos outros, utilizando a panacéia descartada pela OMS; segundo , provocar uma onda de comentários carregados de ódio, manifestando publicamente nas redes sociais o desejo de que o miliciano morra, colocando a esquerda no mesmo nível de desumanidade dos fascistas; terceiro, sugerir que a futura cura meteórica, sem problemas, foi uma decorrencia do uso do medicamento milagroso prescrito pelo curandeiro fascista e desacreditado pelos especialistas da área de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *