“Despropositada”: deputado critica ação da Defesa contra Gilmar Mendes

Márcio Jerry destacou a omissão de Jair Bolsonaro diante dos 74 mil mortos pelo coronavírus e afirmou que Gilmar Mendes fez um alerta importante ao Brasil

Vice-líder do PCdoB, o deputado federal Márcio Jerry classificou como ‘desproporcional’ e ‘despropositada a resposta do governo às críticas feitas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, sobre a atuação diante da crise sanitária vivida pelo país. Nesta quarta-feira (15), durante um programa da Revista Fórum, Márcio Jerry destacou a omissão de Jair Bolsonaro diante dos 74 mil mortos pelo coronavírus.

“O ministro Gilmar Mendes fez uma abordagem sobre um tema relativo a um fato concreto: há, sim, uma pandemia no país e nós temos, sim, um presidente genocida. Quem executa a política de saúde é igualmente genocida. O que o ministro fez foi um alerta muito importante para o Brasil. Nós estamos caindo no fundo do poço e quem está nisso é cúmplice”, destacou o parlamentar.

Ação na PGR

Na noite desta terça, o Ministério da Defesa enviou à Procuradoria-Geral da República uma notícia de fato contra o ministro Gilmar Mendes. A ação se refere à fala de Mendes, durante uma live realizada no sábado (11), de que o Exército estava se associando a um “genocídio” ao aceitar fazer parte da condução das políticas públicas desastrosas de enfrentamento à covid-19 no alto escalão do governo.

Sem ministro titular da Saúde há 60 dias, o ministro se referia ao fato do cargo atualmente ser ocupado, de forma interina, pelo general Eduardo Pazuello.

Em resposta à Defesa, Gilmar Mendes divulgou nota para esclarecer o comentário. Ele disse que não fez críticas às Forças Armadas, mas à política governamental no enfrentamento da pandemia.

Autor