Coronavírus: Cuba registra 1º dia sem transmissão local em 4 meses

Apenas alguns casos da doença foram relatados em Havana na última semana

O governo cubano anunciou neste domingo (19) que, pela primeira vez em 130 dias, não havia novos casos domésticos de Covid-19. Sob a liderança do Partido Comunista de Cuba, a maior parte do país passou para a fase final das restrições – que prevê a retomada de atividades com uso de máscaras e distanciamento social.

Francisco Duran, chefe de epidemiologia do Ministério da Saúde Pública, é o responsável por atualizar o país diariamente sobre a pandemia. Em sua aparição mais recente, ele tirou a máscara durante a transmissão nacional para dar as boas notícias. No sábado, Duran fez o mesmo, relatando apenas um único caso doméstico em Havana.

Poucos casos de Covid-19 foram relatados em Cuba na última semana – todos em Havana, última cidade a flexibilizar o isolamento na ilha. A maior parte da ilha caribenha – que tem 11,2 milhões de habitantes – está livre da doença há mais de um mês. “Sempre digo para você ficar seguro em casa, mas sei que muitos hoje vão à praia”, disse Duran, sorrindo e lembrando a população sobre o distanciamento social.

Os 2,2 milhões de habitantes da capital permanecem na primeira fase de três estágios de reabertura. Eles podem usar transporte público e privado, ir à praia e outros centros de recreação e desfrutar de uma viagem à beira-mar, bem a tempo para as férias de verão.

Mas o distanciamento social e o uso de máscaras permanecem obrigatórios na maioria das circunstâncias. O país também abriu um grupo de resorts para turismo internacional. A fase três amplia viagens internacionais, dependendo do risco.

Graças aos avanços da Revolução Cubana, o sistema de saúde comunitário robusto e gratuito de Cuba permitiu manter o número de infecções abaixo de 2.500, com 87 mortes. O país comunista recebeu altas notas pela forma de informar sobre a pandemia.

Com informações da Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *