Líder indígena do Alto Xingu está na UTI com Covid-19

A pandemia do novo coronavírus vem atingindo de maneira cruel os povos indígenas.

O cacique Aritana Yawalapiti - Foto: Reprodução/Facebook

O líder do Alto Xingu foi internado em estado grave em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Canarana, a 838 km de Cuiabá, nesse fim de semana, segundo informações do G1. Aritana Yawalapiti, de 71 anos, faz tratamento contra a Covid-19.

Segundo o portal, o cacique Aritana estava em casa quando começou a sentir os primeiros sintomas da doença. Ele procurou atendimento de saúde na própria aldeia e foi medicado. No entanto, no último fim de semana, ele precisou ser levado para a cidade às pressas pela equipe de saúde devido ao quadro respiratório que se agravou.

A pandemia do novo coronavírus vem atingindo de maneira cruel os povos indígenas. Além de mais vulneráveis e distantes dos serviços de saúde, eles são penalizados porque os idosos costumam apresentar versões mais graves da doença. Na cultura indígena, os anciãos e anciãs são líderes e guardiões da história.

Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena, no sábado (18), a região do Xingu contabilizava 74 infectados pelo novo coronavírus e cinco mortos pela doença. Aritana assumiu a liderança do Alto Xingu por volta de 1980. Desde então, é reconhecido por lutar pela defesa dos povos indígenas, principalmente pela preservação das terras já conquistadas.

Cacique Raoni

Outro líder internado com problemas de saúde é o cacique Raoni Metuktire, de 89 anos, um dos maiores líderes indígenas do mundo. Raoni está internado no hospital particular Dois Pinheiros, no município de Sinop, ao norte do Mato Grosso, em tratamento de uma hemorragia digestiva. Na manhã deste domingo (19), o boletim médico do hospital informou que o cacique foi submetido a uma transfusão de sangue para estabilizar a hemorragia. O quadro de saúde dele é estável.

Em entrevista por telefone à agência Amazônia Real, o sobrinho-neto de Raoni, Patxon Metuktire, disse “que o líder indígena quer ficar forte novamente”.

Paxton é acompanhante de Raoni no hospital. Ele disse que o avô está motivado e sua vontade é continuar com o trabalho de defesa dos direitos indígenas e ambientais. “Ele disse: ‘quero melhorar para continuar lutando pelos povos indígenas e pela floresta Amazônica’,” contou o neto.

Com o quadro agravado pelos sintomas gastrointestinais – falta de apetite, náusea, vômito e diarreia -, além de apresentar fraqueza, Raoni foi submetido ao teste para Covid-19 e resultado foi negativo.

Ele estava internado em um hospital do município de Colíder desde a última quinta-feira (16), e foi transferido de avião no sábado (18) para o hospital do município de Sinop, também no Mato Grosso, que possui estrutura melhor.

Com informações do G1 e Amazônia Real

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *