Começam as plenárias da pré-campanha de Orlando; Educação abre série

Até o final de agosto, novos encontros serão realizados para debater outros temas

Uma jornada de intenso debate sobre a educação pública! Assim foi a Plenária de Educação do PCdoB São Paulo, realizada por videoconferência nesta quinta-feira (23), com cerca de 80 participantes. Professores, trabalhadores do setor e dirigentes partidários debateram a situação e possíveis rumos para a educação, na cidade e no País. A atividade também levantou propostas para o programa de governo do deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), pré-candidato à prefeitura paulistana, bem como para a futura chapa de candidatos comunistas a vereador nas eleições 2020.

Coordenada por Altair Freitas, secretário de Organização do PCdoB São Paulo – e também professor –, a plenária contou com a presença do presidente municipal do Partido, Wander Geraldo. Foi o segundo grande debate em sete meses que o PCdoB promoveu sobre a Educação, área considerada estratégica pelos comunistas.

Para o PCdoB, é necessário ouvir, de modo amplo e aberto, as propostas e perspectivas dos diversos segmentos envolvidos com a educação pública, que anseiam por profundas mudanças. Nas eleições 2020, o Partido levanta a bandeira de um sistema de ensino que contribua decisivamente para a formação das novas gerações de paulistanos, com uma visão avançada, democrática, progressista, livre de preconceitos e mais qualificada no que diz respeito à relação ensino-aprendizagem.

A plataforma eleitoral do PCdoB contemplará também a intensa valorização dos professores e dos trabalhadores da Educação, em suas múltiplas funções, reforçando o caráter público do ensino em São Paulo, potencializando também uma intensa interação do sistema de ensino com as demais estruturas da administração municipal.

Na disputa eleitoral deste ano, além da pré-candidatura de Orlando à prefeitura, o PCdoB São Paulo lançará uma chapa completa à Câmara Municipal. Das 83 candidaturas, 12 serão de profissionais da educação, especialmente professores e professoras das redes públicas – municipal e estadual. Segundo Altair, “são camaradas com grande experiência no cotidiano da vida escolar, que conhecem as potencialidades e limites da educação pública da maior cidade do País. Vários já atuaram como gestores em determinados setores da educação pública bem como na intensa luta sindical dos profissionais da educação, em defesa de melhores condições de trabalho, salário e de uma educação digna para o povo de São Paulo”.

Com a Plenária da Educação, a direção do PCdoB São Paulo abre um novo ciclo de debates temáticos sobre a gestão municipal. Até o final de agosto, novos encontros serão realizados para debater temas como saúde, transporte e mobilidade urbana, desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, segurança, entre outros. Após cada plenária, o passo imediatamente seguinte será o trabalho de sistematização das propostas apresentadas, identificando os elementos centrais e estruturantes, que serão apresentados pelo PCdoB na campanha eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *