Novo surto de Covid-19 faz Cuba reforçar a segurança

Autoridades de Cuba convocam a população para a somar esforços no confronto a um novo surto epidémico de Covid-19 no país.

O premiê cubano, Manuel Marrero, pediu o cumprimento das medidas estabelecidas e da disciplina social para evitar um palco mais complexo, em particular na capital do país, que desde o sábado retornou à fase de transmissão autóctone limitada. A informação é da Prensa Latina.

“Com o apoio de todos os havaneros se irão reduzindo os casos e poderemos conseguir, em um tempo curto, restabelecer a fase um, para depois seguir avançando, até que terminemos com esta difícil e complexa doença”, assegurou ele durante a habitual análise diária sobre o controle do novo coronavírus.

Por sua vez, o ministro da Saúde Pública, José Ángel Portal, alertou sobre as consequências do surto epidémico quando a maior parte do país transita para terceira fase, exceto as províncias de Havana e Artemisa.

“É necessário cumprir com as medidas estabelecidas para controlá-lo”, disse ele na habitual conferência de imprensa sobre o impacto da doença causada pelo SARS-CoV-2.

“Podemos conter este problema se todos atuarem como se deve”, reforçou, ao mesmo tempo que fez questão de recomendar o uso da máscara, a prática do distanciamento social e a adequada higiene de mãos e superfícies como medidas indispensáveis.

Em agosto confirmaram-se 255 novos casos no país, cifra quase similar à totalidade dos contabilizados em junho.

Entre os principais regulamentos anunciados para a capital, o presidente do Conselho de Defesa Provincial de Havana, Luis Antonio Torres, adiantou o fechamento de praias e piscinas, e o funcionamento de restaurantes e bares unicamente para serviço de entrega.

Ademais anunciou-se o fechamento dos escritórios tributários e de cobranças de multas ao mesmo tempo que se mantêm ativas empresas, cooperativas, mini-indústrias e pontos de venda de produtos agropecuários.

Por sua vez, o ministro de Transporte, Eduardo Rodríguez, indicou que a partir da segunda-feira se paralisa o transporte público e se asseguram os traslados de trabalhadores imprescindíveis.