Semana Vermelha destaca cem mil mortos e dom Pedro Casadáglia

Destaques do Portal Vermelho na semana entre 02 a 09/08/2020.

A “gripezinha” mata mais de 100 mil brasileiros – No sábado (8) o Brasil ultrapassou a triste barreira de mais de 100 mil mortes por covid19 – que já foi chamada por Bolsonaro, de forma irresponsável, como uma “gripezinha”. E quase 3 milhões de brasileiros estavam infectados naquela data, indicando a possibilidade de aumento ainda maior no número de vítimas da doença. Pelo número de mortos, o Brasil está em segundo lugar, no mundo, atrás dos EUA.

A data vexatória foi marcada pelo protesto, nas redes virtuais, das centrais sindicais, com a hashtag #LutoPelas100MilVidas, e por protestos, na sexta-feira (7), de trabalhadores em todo o país, no Dia Nacional de Luta e Luto, contra Bolsonaro e seu negacionismo diante da pandemia. Ao mesmo tempo, o ministro da Justiça, André Mendonça, não atendeu ordem do STF e não enviou cópia do dossiê contra funcionários antifascistas, elaborado por arapongas do Ministério.

A boa notícia foi a de que o governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) apresentou ao Fórum das Centrais Sindicais sua proposta de criação de um Pacto Nacional pela Vida e pelo Emprego. E, no sábado, o Brasil e a Igreja Católica perderam um grande lutador pelos direitos do povo, pela justiça social e contra os crimes e desmandos do latifúndio, o bispo do povo Pedro Casaldáliga que se despediu da vida, aos 92 anos de idade,  deixando a todos um sentimento muito forte orfandade.

Mais de 100 mil mortes – O Brasil chegou, no sábado (8), à triste marca de 100.240 mortos na pandemia e 2.988.796 de casos. No mundo, apenas Brasil e EUA têm tantas mortes. Em terceiro lugar está o México, com 51 mil mortes. no mundo, são mais de 722 mil mortos.

#LutoPelas100MilVidas – Com a hashtag #LutoPelas100MilVidas, centrais sindicais e movimentos sociais convocam manifestações e paralisações pelo Brasil, realizadas na sexta-feira (7), o Dia Nacional de Luta e Luto, contra Bolsonaro e sua condução no enfrentamento da pandemia.

Golpe – Bolsonaro quis prender os ministros o STF- Numa reunião no Palácio do Planalto em 22 de maio de 2020, Bolsonaro discutiu o uso de tropas contra o STF;  foi convencido a desistir da quartelada por ministros com uem discutiu o assunto. Bolsonaro queria intervir no STF porque os magistrados, na sua opinião, passavam dos limites e achincalhavam a autoridade do presidente ao determinar a apreensão do celular do chefe do Executivo e outras pessoas.

Ameaça de perseguição – Governo não envia ao STF dossiê contra funcionários antifascistas – O ministro da Justiça, André Mendonça, se recusou na quinta-feira (6) a enviar ao STF cópia do dossiê que contém nomes de funcionários antifascistas. O governo alega a necessidade de preservar o sigilo de documentação, e negou a existência do relatório.

Flávio Dino apresenta Pacto Nacional pelo Emprego a centrais sindicais – O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), se reuniu na quarta-feira (5) com o Fórum das Centrais Sindicais para debater sua proposta de criação de um Pacto Nacional pela Vida e pelo Emprego. O encontro teve a participação de líderes de oito centrais – CTB, CGTB, CUT, Força Sindical, UGT, Nova Central, CSB e Pública. As propostas se apoiam em três pilares: 1) o pacto envolve trabalhadores, empresários, governadores e Congresso Nacional; 2) inclui um amplo programa de obras públicas; 3) uma política de concessão de auxílio emergencial para micro e pequenas empresas.

  Reforma tributária – mudar para deixar tudo igual – A “reforma tributária” enviada por Bolsonaro / Paulo Guedes ao Congresso unifica dois impostos  federais sobre consumo (PIS e Cofins) em uma Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), e aumenta a  carga fiscal – não para todos: bancos, planos de saúde e seguradoras teriam alíquotas menor. O capital e os donos do dinheiro continuam pagando pouco, enquanto a maioria da população paga mais impostos. A “reforma” não mexe nos pilares de injustiça e concentração de riqueza do modelo de cobrar impostos.

Bispos denunciam política genocida de Bolsonaro – Depois da divulgação da “Carta ao Povo de Deus”, os 152 bispos se uniram a representantes de várias religiões no domingo (9) em ato virtual pela democracia e contra a gestão de Bolsonaro na pandemia do coronavírus. O evento foi organizado pelo Projeto Brasil Nação. Os bispos dizem: “as escolhas políticas que nos trouxeram até aqui e a narrativa que propõe a complacência frente aos desmandos do governo federal, não justificam a inércia e a omissão no combate às mazelas que se abateram sobre o povo brasileiro.” O projeto colhe assinaturas em apoio à carta dos bispos. Até a noite da quarta-feira (5), já reunia mais de 1.100 assinaturas.

7 de agosto, #ForaBolsonaro – Em meio à pandemia do coronovírus e à pior crise econômica na história do Brasil, as centrais sindicais promoveram na sexta-feira, 7 de agosto, o Dia Nacional de Luto e de Luta – Em Defesa da Vida e do Emprego. Sob o lema #ForaBolsonaro, o movimento sindical denuncia que o País alcançará a dura marca de 100 mil mortes por Covid-19. Houve protestos em todos os estados. Foram convocadas paralisações de 100 minutos nos locais de trabalho.

O bispo do povo despede-se da vida – Pedro Casaldáliga, o bispo defensor dos povos indígenas e trabalhadores rurais morreu aos 92 anos. – Faleceu na manhã deste sábado, Dom Pedro Casaldáliga, Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso), Missionário Claretiano e um dos mais importantes defensores da Teologia da Libertação. O anúncio foi feito em nota conjunta da Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso, Brasil), da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos) e da Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos).

Dom Pedro estava hospitalizado desde terça-feira (4), na Santa Casa de Misericórdia de Batatais, no interior de São Paulo em razão do agravamento de seu estado de saúde. – A nota de falecimento informa ainda que ocorrerão três velórios do corpo de Dom Pedro Casaldáliga. O primeiro será em Batatais, a partir das 15 horas na capela do Claretiano – Centro Universitário de Batatais.

A missa de exéquias será celebrada no domingo (9), no mesmo endereço acima e será aberta ao público em geral, além de ser transmitida ao vivo pelo link

https://youtu.be/spto8rbKye0.

O link estará aberto para que outros veículos de comunicação possam retransmitir.  – O segundo velório ocorrerá em Ribeirão Cascalheira (MT) no Santuário dos Mártires, a partir do dia 10 de agosto, sem previsão de horário de chegada do corpo. E por fim, o terceiro velório será em São Félix do Araguaia (MT), no Centro Comunitário Tia Irene. O sepultamento será em São Félix do Araguaia.

Michelle ou Micheque – Depósito de Queiroz na conta da primeira-dama repercute no Congresso – A quebra do sigilo bancário de Fabrício Queiroz encontrou 21 cheques depositados na conta de Michelle entre 2011 e 2018, no valor de 72 mil reais, e Bolsonaro diz que é o pagamento de empréstimo para o amigo. Os investigadores descobriram que Queiroz recebeu na sua conta mais de 6 milhões de reais. As revelações repercutiram entre os parlamenares, que viram comprovadas as denúncias de irregularidades, e vários internautas apelidam Michelle de Micheque.”

Autor