Xi manifesta pesar pela morte de líder comunista do Vietnã

O secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e o presidente chinês Xi Jinping enviou mensagem de pesar no sábado ao seu homólogo vietnamita, Nguyen Phu Trong, pelo falecimento de Le Kha Phieu, ex-secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã (CCPCV).

Xi disse que ficou chocado ao ouvir sobre a morte do camarada Le Kha Phieu, acrescentando que ele, em nome do PCC, do governo chinês e do povo chinês, bem como em seu próprio nome, estende profundas condolências ao Partido Comunista do Vietnã (PCV), ao governo vietnamita, e ao povo vietnamita pela morte do camarada Le Kha Phieu, e expressa sinceras condolências à sua família.

Segundo ele, o camarada Le Kha Phieu foi um excelente líder da antiga geração do PCV e do Vietnã, acrescentando que ele liderou o povo vietnamita em grandes realizações nos empreendimentos da construção socialista e renovação do Vietnã.

Xi também disse que o camarada Le Kha Phieu era um companheiro e amigo próximo do PCC e do povo chinês, acrescentando que ele deu contribuições extraordinárias para o desenvolvimento das relações China-Vietnã caracterizadas pela “estabilidade de longo prazo, orientação futura, amizade de boa vizinhança e cooperação completa”.

O lado chinês atribui grande importância à consolidação e desenvolvimento da amizade tradicional entre os dois países, e está disposto a trabalhar com o Vietnã para aumentar a confiança política mútua e fortalecer a unidade e a cooperação, a medida em que avança a relação entre os dois partidos e dois países, bem como suas causas socialistas respectivas para um desenvolvimento novo e maior, disse Xi.

Ele acredita que sob a forte liderança do CCPCV com o secretário-geral Nguyen Phu Trong como chefe, a causa socialista no Vietnã está fadada a produzir novas conquistas, acrescentou Xi.

________

A informação é da agência Xinhua