A ADJC/SP fará seu segundo encontro neste sábado

A entidade Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC) nasceu em São Paulo, no ano de 2016, em […]

A entidade Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC) nasceu em São Paulo, no ano de 2016, em um dos tantos momentos turbulentos que nós brasileiros vivemos, não podíamos assistir calados o início de um golpe que infelizmente se consagrou no impeachment de Dilma Rouseff.

Alguns advogados em São Paulo, preocupados com o rumo do país e com os, já naquela época, devaneios antidemocráticos, resolvem criar a entidade para abarcar os advogados e advogadas que buscavam defender a democracia, uma justiça para todxs e consequentemente a plena cidadania.

Para eleger uma direção, em 2016, realizamos um encontro com mais de 50 (cinquenta) participantes em um sábado, reunidos no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo

De lá para cá, a entidade tomou corpo e se tornou nacional, agregando diversos colegas advogados do Brasil inteiro e criando a possibilidade de hoje a entidade ter uma coordenação nacional.

Hoje, nosso coordenador-geral nacional é Aldo Arantes, advogado, presidente da UNE entre 1961 e 1962, exilado na ditadura militar e deputado federal por quatro mandatos, inclusive sendo deputado constituinte (1988). Além disso, formaram-se direções regionais em muitos Estados do pais.

A ADJC foi ao longo destes anos protagonista em diversos momentos da necessidade de defesa da democracia em atos públicos, palestras, cursos, reportagens, sempre emitindo sua opinião clara.

Muitos Estados que elegeram direções atuam até hoje, organizados e com pautas de trabalho e atuação permanente, contribuindo para o crescimento da entidade e de seu posicionamento perante à sociedade.

Mas aqui em São Paulo nos perdemos em outras tarefas e a entidade perdeu sua vida orgânica. Temos um grupo organizado de advogados e advogadas, além de juristas, que contribuem eventualmente à entidade, mas não existe mais uma coordenação que possa organizar tarefas, reuniões, encontros e debates.

Desta forma, com muito esforço e dedicação de advogados e advogadas progressitas, mesmo neste momento de pandemia e crise sanitária, alcança o objetivo ao promover para o dia 15 de agosto (sábado), a partir das 14hs, nosso II Encontro Estadual da ADJC-SP.

O link para participar da reunião, que será aberto no dia e horário do Encontro é: https://meet.google.com/evb-uwnb-dzs?hs=122&authuser=2

Contribuíram para escrever este texto: Marcio Meinberg (Taquaral) e Marcus Augustus Gama