Governo Bruno Covas desmonta a Coordenação de Vigilância em Saúde

Covisa é fundamental para implementar políticas de saúde, especificamente, neste período no combate à pandemia

A população de São Paulo continua sofrendo com o grande número de contaminações e mortes pela Covid-19. Diante disso, seria de se esperar medidas da Prefeitura Municipal para enfrentar o problema, mas o que estamos vendo é exatamente o contrário. A gestão do prefeito Bruno Covas, não  conseguindo apresentar planos efetivos para resolver os problemas que a cidade e a população enfrentam, sempre apela para o que chama reestruturação administrativa, desmontando os serviços que ainda sobrevivem na Prefeitura Municipal.

A Secretaria Municipal de Saúde publicou a portaria número 319, que praticamente desmonta a Coordenação de Vigilância em Saúde – Covisa, transferindo cerca de 200 servidores para as coordenadorias regionais de saúde, desalinhando a frente da batalha contra o Covid 19. O prefeito Bruno Covas não  apresentou nenhum plano e nem colocou em debate com os profissionais de saúde, com a população ou com os parceiros que sempre apoiaram a Covisa, como as universidades. Nem mesmo deu satisfações à Câmara de Vereadores. Nenhum plano foi apresentado ao Conselho Municipal de Saúde.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde é fundamental para implementar políticas de saúde, especificamente, neste período no combate à pandemia. A Covisa vem sendo consolidada ao longo de anos, reunindo servidores técnicos especializados e foi crucial para apontar rumos  e estratégias contra  avassaladora pandemia, além de desenvolver ações de vigilância sanitária, de prevenção de riscos, entre tantas outras funções que atua. E agora, 200 servidores públicos de carreira foram remanejados com uma canetada. O prefeito deve explicações à sociedade!

Precisamos reverter essa situação, porque a Covisa é fundamental neste caos, e para continuar a  manter os demais programas que desenvolve. Vamos mobilizar os profissionais de saúde e exigir que a Câmara de Vereadores se posicione para evitar o desmonte da Covisa. Resistência e luta para revogar essa portaria!

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *