Kong Tsung-gan: o famoso “ativista” de Hong Kong que nunca existiu

Um proeminente “analista” de Hong Kong e ativista anti-China chamado Kong Tsung-gan tornou-se uma fonte de referência para a mídia ocidental. Uma investigação do The Grayzone confirma que Kong é uma identidade falsa empregada por um estadunidense, que é figura onipresente nos protestos locais.

Um americano com ligações com a Anistia Internacional e importante figura nos protestos separatistas de Hong Kong tem posado online como um nativo de Hong Kong chamado Kong Tsung-gan. Citado rotineiramente como um ativista popular e escritor por grandes organizações de mídia e publicado na mídia de língua inglesa, o personagem fictício, Kong, parece ter sido planejado para disseminar propaganda anti-China por trás da falsa identidade.

Por meio da prolífica presença digital de Kong Tsung-gan e sua reputação não questionada na grande mídia ocidental, ele dissemina um fluxo constante de conteúdo exaltando a “luta pela liberdade” de Hong Kong, enquanto clama para que os EUA aumentem a pressão sobre a China.

Sussurros sobre a verdadeira identidade de Kong têm circulado nas redes sociais entre os residentes de Hong Kong, e até foram mencionados em um breve relato em dezembro passado pelo The Standard .

Grayzone conversou com vários moradores locais indignados com uma façanha enganosa que consideraram não apenas antiética, mas racista. Eles disseram que mantiveram suas opiniões para si mesmos devido à atmosfera de intimidação que paira sobre a cidade, onde os autointitulados “lutadores da liberdade” perseguem e atacam qualquer pessoa que fale publicamente contra eles.

Nesta investigação, The Grayzone conectou os pontos entre Kong e um homem americano que se tornou uma presença importante na mídia ocidental e em protestos em torno de Hong Kong. Nossa pesquisa indica que os editores de Kong e as lideranças proeminentes do protesto anti-China provavelmente estavam cientes da manobra enganosa.

Kong Tsung-gan irrompe na cena do Twitter de Hong Kong e se torna uma fonte de conteúdo anti-China

O usuário do Twitter Kong Tsung-gan (@KongTsungGan) apareceu pela primeira vez em março de 2015. Os primeiros tweets de Kong Tsung-gan incluíam comentários sobre o Tibete e o Movimento Umbrella de Hong Kong.

Em algum ponto, Kong mudou seu avatar no Twitter para uma foto em preto e branco de um asiático desconhecido. Uma pesquisa no arquivo da Internet da Wayback Machine mostra que essa foto permaneceu até o final de 2019.

Mais tarde, Kong mudou seu avatar no Twitter para uma imagem de Liu Xia , esposa do falecido dissidente ganhador do Prêmio Nobel Liu Xiaobo. Liu Xiaobo foi um ideólogo de direita que celebrou as guerras dos EUA no Vietnã, Afeganistão e Iraque, e foi agraciado com o Prêmio Democracia de 2014 pelo National Endowment for Democracy – a máquina de intromissão favorita do governo dos EUA.

Em agosto de 2020, a conta de Twitter de Kong Tsung-gan tinha mais de 32.000 seguidores. Ele tuíta ao vivo durante protestos, posta comentários incendiários sobre o Partido Comunista da China (PCC), compara a “luta” de Hong Kong ao Tibete e Xinjiang, implora aos Estados Unidos que apliquem sanções, convida estrelas da NBA, como Lebron James para “saber mais sobre a nossa luta pela liberdade”, retuíta Nancy Pelosi e outros políticos americanos, promove seus livros , mantém um contínuo registro de prisões em sua conta “#HK CRACKDOWN WATCH UPDATE” e divulga imagens de cartazes de protesto.

Na época em que criou sua conta no Twitter, Kong Tsung-gan publicou sua primeira postagem na plataforma Medium . Desde então, ele preencheu seu feed do Medium com cronogramas de protestos, listas de livros e reportagens sobre “direitos humanos” recomendados (incluindo um link para o questionável “especialista” chinês Adrian Zenz) e “relatos de primeira mão” de suas experiências de protesto no local. Em um relato, Kong Tsung-gan afirmou que frequentou uma escola pública da Band 1, o que implica que ele seria um residente nativo de Hong Kong.

O trabalho de Kong tem sido amplificado por Joshua Wong, jovem que tem publicado foto com senadores republicanos “neocons” (neoconservadores, corrente de extrema-direita estadunidense, NE), como Marco Rubio e Tom Cotton (veja abaixo).

Graças ao seu fluxo contínuo de conteúdo no Twitter e no Medium, e sua plataforma no site Hong Kong Free Press, Kong Tsung-gan se tornou uma das fontes de referência da mídia ocidental para frases de efeito anti-China.

Kong Tsung-gan: querido da imprensa ocidental

Desde que estourou na cena do Twitter de Hong Kong, Kong Tsung-gan foi citado por importantes meios de comunicação corporativos ocidentais. Ele foi descrito como um “autor” (CNN , Globe and Mail , Time), “escritor e ativista” (New York Times , Washington Post), “ativista e autor” (LA Times), “ativista” (AFP , Al Jazeera), “escritor, educador e ativista” (Guardian), “escritor político” (Foreign Policy), “escritor” (Vice) e “escritor e ativista de Hong Kong” em um artigo de opinião postado pela Nikkei Asian Review.

Kong também foi citado como “jornalista de Hong Kong e ativista pelos direitos humanos” pela Radio Free Asia e como “ativista de direitos humanos e autor” pela Voice of America , duas subsidiárias da US Agency for Global Media (USAGM). A USAGM, que tem a missão de “ser consistente com os objetivos gerais da política externa dos Estados Unidos”, destinou cerca de US $ 2 milhões para apoiar os protestos em Hong Kong em 2020.

Quando não está fazendo comentários no Twitter e nas contas do Medium, Kong Tsung-gan é colunista da Hong Kong Free Press (HKFP) e publica livros sobre a “luta pela liberdade” de Hong Kong, cujos rendimentos vão diretamente para a HKFP .

Hong Kong Free Press se descreve como um “meio de comunicação imparcial e sem fins lucrativos” e “completamente independente”. O meio de comunicação também se gabou de que “tira nota máxima” de uma suposta iniciativa de verificação de ética no jornalismo chamada News Guard, que por acaso é supervisionada por um grupo de ex-funcionários da segurança nacional e policiais do governo dos EUA .

O editor-chefe da HKFP, Tom Grundy, se vangloriou de rejeitar propostas de artigos de figuras enganosas que operam por trás de identidades falsas. Ao mesmo tempo, Grundy ofereceu um espaço regular para os comentários de Kong.

Grayzone enviou um e-mail ao HKFP para solicitar um comentário sobre a identidade de Kong, mas não obteve resposta.

A voz do imperialismo

Para melhorar sua reputação como fonte confiável, Kong Tsung-gan forneceu entrevistas em áudio para veículos ocidentais. Em julho de 2019, Kong Tsung-gan foi apresentado no Little Red Podcast de Louisa Lim ao lado do colega do National Endowment for Democracy, Johnson Yeung, o legislador Eddie Chu Hoi-Dick e o ex-secretário-chefe de Hong Kong, Anson Chan.

Mais ou menos na mesma época, um americano em Hong Kong chamado Brian Kern falou com a RTHK em uma marcha em comemoração ao aniversário de Tiananmen.

Uma escuta atenta de ambos os clipes de áudio, juntamente com uma entrevista que Kong forneceu a um entrevistador italiano, demonstra que Kong Tsung-gan e Brian Kern são a mesma pessoa.

Ouça você mesmo neste vídeo (com áudio em inglês) incorporado abaixo:

Na verdade, as vozes distintamente americanas de Kong Tsung-gan e Brian Kern são as mesmas.

Então, por que os meios de comunicação como o Hong Kong Free Press não divulgaram que Kong Tsung-gan é o pseudônimo de um americano? Quem é Brian Kern? E por que ele está escondido atrás da face asiática de Kong Tsung-gan?

À vista de todos: professor americano coordenando manifestantes de Hong Kong

Brian Patrick Kern tem participado dos protestos de Hong Kong desde que eclodiram em 2019. Ele foi descrito pela imprensa chinesa, foi fotografado limpando manchas de ovo das paredes da sede da polícia e acompanhando seus filhos às manifestações.

Kern foi filmado até mesmo coordenando manifestação e manifestantes em vídeos que circulam nas redes sociais.

Em outro vídeo que se tornou viral nas redes sociais, Kern foi filmado gritando para a polícia: “Você é um fantoche comunista! … Mate todos nós!… Com sua arma de insetos, atire em mim! Eu sou tão violento! Sou um desordeiro violento! Atire em mim! Seus mestres comunistas vão adorar você!

Brian Kern também escreve usando seu próprio nome para o HKFP como “colunista convidado”.

Claramente, Kern gosta dos holofotes e aparentemente não tem medo das autoridades locais.

Mas poucas pessoas sabem que Brian Kern também se esconde por trás da personalidade de Kong Tsung-gan, fornecendo citações a meios de comunicação em todo o Ocidente como uma fonte nativa especializada na “luta pela liberdade” de Hong Kong.

Brian Kern publica livros anti-China sob pelo menos dois pseudônimos

Brian Patrick Kern não escreve apenas como Kong Tsung-gan, que ele estilizou para parecer um nativo de Hong Kong; ele também escreve sob o pseudônimo de Xun Yuezang, adaptado para aparecer como um cidadão da China Continental. Os escritos com os dois pseudônimos estão repletos de advertências sobre o “controle crescente do Partido Comunista Chinês”.

Como Kong Tsung-gan, Brian Kern publicou três livros : Umbrella: A Political Tale from Hong Kong (Pema Press)Enquanto houver resistência, haverá esperança: Ensaios sobre a luta pela liberdade de Hong Kong no movimento pós-Umbrella2014-2018 (Pema Press), e Liberate Hong Kong: Stories from the Freedom Struggle (Mekong Review).

Como Xun Yuezang, Brian Kern publicou Liberationists (Pema Press), que “conta a história de um trabalhador de direitos humanos que desaparece ao cruzar a fronteira entre Hong Kong e a China continental”. Um crítico escreveu: “como muitos romances de estreia, [Liberationists] uma obra sobrecarregada por suas próprias boas intenções”. No livro, “Xun Yuezang” avisa que o nome é um pseudônimo.

Não importa qual apelido ele esteja usando, a missão de Brian Kern é clara: retratar o PCC como um dos malfeitores mais perigosos do mundo.

Os livros de Kern também estão repletos de pistas que o expõem como o homem por trás de Xun Yuezang e Kong Tsung-gan. Xun Yuezang dedicou o livro Liberationists a Mayren “que lutou por tanto tempo para ser livre”. A mãe de Brian Kern se chama Mayren.

Liberationists também foi dedicado a alguém conhecido simplesmente como “Y”. Da mesma forma, Kong Tsung-gan dedicou Liberate Hong Kong: Stories from the Freedom Struggle a “Y, pela luta compartilhada”. O nome da esposa de Brian Kern, Yatman, começa com a letra Y.

A Pema Press é a editora da obra de Xun e Kong. A filha de Brian Kern se chama Pema – o mesmo nome do editor. (É possível que Kern batize sua editora e sua filha em homenagem a Jetsun Pema , irmã do Dalai Lama, com quem ele e sua esposa trabalharam na instituição de caridade das Aldeias Infantis do Tibete).

A façanha orientalista de Kern pode ser comparada à de Michael Derrick Hudson , um poeta branco de meia-idade de Indiana que lutou para publicar seu trabalho até que começou a enviá-lo a jornais sob o pseudônimo de Yi-Fen Chou.

Ao contrário da falsa persona chinesa de Hudson, no entanto, Kern é um ator político que se faz passar por um ativista popular nativo para espalhar propaganda. Seu estratagema, portanto, lembra mais a farsa “Gay Girl in Damascus”, na qual Tom MacMaster, um estudante americano de 40 anos de pós-graduação na Universidade de Edimburgo, se fez passar por uma ativista lésbica baseada em Damasco chamada “Amina Arraf” para aumentar o apoio da esquerda liberal para a mudança de regime na Síria ao longo de 2011.

O perfil pessoal de Kern também é semelhante ao de MacMaster. Ambos são tipos internacionalistas liberais com PhDs em literatura. Mas, ao contrário de MacMaster, que fez carreira na academia, Kern tem um histórico de trabalho na indústria de “direitos humanos”.

Brain Kern cresceu em Minnesota e concluiu seu PhD em Literatura Comparada na Brown University em 1996. Em 1998, ele começou a lecionar na Red Cross Nordic United World College (UWCRCN) na Noruega, onde conheceu sua esposa, Yatman Cheng .

Cheng se formou na UWCRCN em 2002 e recebeu uma bolsa da Fundação Jardine para estudar em Oxford. Em 2003 ou 2004, como estudante universitária, ela se ofereceu como voluntária nas Aldeias Infantis do Tibete em uma viagem organizada por sua faculdade e liderada por Brian Kern.

Em 2004, Cheng tornou-se estagiária de verão no think tank Civic Exchange de Hong Kong, que recebeu financiamento do National Democratic Institute, uma subsidiária do National Endowment for Democracy, financiado pelo governo dos Estados Unidos. Cheng e Kern viveram em Londres em 2007, onde Kern trabalhou para a Anistia Internacional como membro da sua equipa de educação.

Em 2008, eles se mudaram para Hong Kong, onde Kern começou a lecionar na Chinese International School e estabeleceu sua ONG de “direitos humanos”.

Chris Patten sabia que Kong Tsung-gan era uma pessoa inventada?

E quanto a Tom Grundy, o editor-chefe da Hong Kong Free Press? Ele sabia que seu colunista, Kong, era na verdade um americano chamado Brian Kern?

Abaixo, Kern pode ser visto calorosamente cumprimentando Grundy durante o cerco da delegacia de Wan Chai em junho de 2019:

Em agosto deste ano, Kong Tsung-gan publicou uma longa diatribe contra a Lei de Segurança Nacional da China no Mekong Review, clamando por duras sanções dos EUA contra Pequim. Embora reconhecendo em letras pequenas no final do ensaio que Kong era um pseudônimo, Kern continuou a insinuar que era natural de Hong Kong.

Uma indicação de quão draconiano é o edito do PCCh é que eu poderia ser preso, acusado de ‘conivência com forças estrangeiras’ e pegar prisão perpétua apenas por pedir sanções aos oficiais do PCCh e de HK”, escreveu ele.

Na verdade, o autor não estava em conluio com forças estrangeiras. Ele era a força estrangeira.

Onde está Brian Kern agora?

Brian Patrick Kern foi visto pela última vez em público em 24 de maio de 2020, marchando com o legislador Eddie Chu Hoi-Dick em uma manifestação contra a Lei de Segurança Nacional da China.

Semanas depois, Kong Tsung-gan publicou seu último livro, Liberate Hong Kong: Stories From The Freedom Struggle. O último governador colonial britânico de Hong Kong, Chris Patten, elogiou o texto  como “um fascinante olhar interno sobre o que aconteceu, que será uma questão decisiva para o lugar da China no século XXI”.

De acordo com moradores de Hong Kong contatados pelo The Grayzone, há rumores de que Kern deixou a cidade.

* Jornalista e escritor, fundador do The Grayzone

Fonte: The Grayzone