Joe Biden: “Serei um aliado da luz, não das trevas”

Pedindo ao país para “escolher a esperança e não o medo”, o ex-vice-presidente Joe Biden aceitou formalmente a indicação como candidato do Partido Democrata à eleição, na noite de quinta-feira (20). “Aqui e agora, dou-lhe a minha palavra: se me confiar a presidência, recorrerei ao melhor de nós e não ao pior. Serei um aliado da luz, não das trevas.”

O candidato do Partido Democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, na noite de quinta-feira (20), quando sua indicação foi formalizada | Charlie Neibergall / AP

Pedindo ao país para “escolher a esperança e não o medo”, o ex-vice-presidente Joe Biden aceitou formalmente a indicação como candidato do Partido Democrata à eleição, na noite de quinta-feira (20). “Aqui e agora, dou-lhe a minha palavra: se me confiar a presidência, recorrerei ao melhor de nós e não ao pior. Serei um aliado da luz, não das trevas.”

“O atual presidente envolveu os EUA na escuridão por muito tempo. Muita raiva. Muito medo. Divisão demais”, disse Biden. “Unidos podemos, e iremos, superar esta temporada de escuridão nos EUA. Vamos escolher a esperança ao invés do medo, os fatos ao invés da ficção, a justiça ao invés do privilégio.”

Em seu discurso de 20 de agosto, Biden falou sobre a dor da nação, particularmente com a supressão de empregos e uma pandemia violenta de coronavírus, enquanto destacava suas próprias raízes de trabalhador da produção. Isso, e sendo simplesmente Joe, pode muito bem ajudá-lo a reconquistar muitos eleitores brancos da classe trabalhadora, especialmente homens, que votaram em Trump em 2016. Muitos desses eleitores apoiaram Trump há quatro anos, ajudando-o a chegar à Casa Branca por pouco, levando os votos dos principais estados industriais dos Grandes Lagos de Michigan, Wisconsin, Pensilvânia e Ohio. As pesquisas de opinião de hoje mostram que Biden está levando esses estados.

A dor está sendo sentida por todos os trabalhadores sob o mando de Trump, disse Biden, que marcou os traumas: cinco milhões de pessoas infectadas pelo coronavírus, mais de 170.000 mortos, 50 milhões de desempregados e 10 milhões que perderam o seguro saúde – tudo isso evitável, afirmou Biden.

E tudo ocorreu porque Trump “falhou em seu dever mais básico… de nos proteger. Isso é imperdoável.”

Portanto, sem citar Trump, Biden prometeu liderar toda a nação frente às “crises históricas” que enfrenta, “uma tempestade perfeita”. Listou três: a pandemia do coronavírus, a depressão econômica, e a ameaça de uma mudança climática massiva e irreversível. Embora ele tenha chamado os quatro séculos de racismo sistemático de crise, na verdade é mais um confronto necessário com aquela história horrível e uma oportunidade para começar a erradicá-la.

Se Trump for reeleito, Biden avisou que mais pessoas morrerão da pandemia do coronavírus, mais empresas serão fechadas e mais trabalhadores terão dificuldades, enquanto o 1% mais rico obtém outro corte de impostos. E Trump “vai acordar todos os dias acreditando que o trabalho é tudo sobre ele, não sobre você”, disse Biden.

Biden falou para uma audiência nacional de TV. Foi ouvido, no local, por um pequeno grupo de repórteres e outras pessoas – devido à pandemia do coronavírus. Todos os demais – delegados, convidados, repórteres, lobistas e todo o país – assistiram na televisão e online.

Isso porque o flagelo do coronavírus obrigou o fim de grandes reuniões, como a arena lotada de uma convenção com milhares de apoiadores e enfeitada com bandeiras, serpentinas, balões caindo e outros adereços tradicionais de uma festa feita para a TV. Fora do local onde Biden falou, no entanto, uma multidão assistia de seus carros, em estilo de cinema drive-in, com fogos de artifício no final após a aparição de Biden e a vice Kamala Harris.

“Embora eu seja um candidato democrata, serei um presidente dos EUA”, prometeu Biden. “Vou trabalhar duro tanto para aqueles que não me apoiaram quanto para aqueles que me apoiaram. Esse é o trabalho de um presidente. Para representar todos nós, não apenas nossa base ou nosso partido. Este não é um momento partidário. Este deve ser um momento estadunidense. É um momento que clama por esperança, luz e amor. Esperança para o nosso futuro, luz para ver o nosso caminho a seguir e amor uns pelos outros.”

Embora não tenha apresentado um programa bem definido, Biden esboçou o que planeja fazer se os eleitores o mandarem para o Salão Oval. Um ponto é a “economia melhor”: Elevar os trabalhadores. Ele prometeu uma economia com “sindicatos de trabalhadores recém-capacitados”. Biden apoia fortemente a Lei de Proteção ao Direito de Organizar (PRO), a reforma da lei trabalhista pró-trabalhador a partir da lei trabalhista original de 1935. E iria além em um aspecto, contra as constantes infrações das leis trabalhistas pelas empresas.

“Meu plano econômico envolve empregos, dignidade, respeito à comunidade. Juntos, podemos e iremos reconstruir nossa economia. E quando o fizermos, não vamos apenas reconstruí-lo, vamos reconstruí-lo melhor”, disse Biden. E acrescentou: vai revogar o corte de impostos de 1,7 trilhão de dólares, feito por Trump-GOP (Grand Old Party, apelido tradicional do Partido Republicano) em benefício dos 1% e demais ricos.

Apoiar sindicatos e trabalhadores faz parte do seu personagem – Biden os apoia há décadas e é apoiado por eles.

Semanas antes de anunciar oficialmente sua candidatura, a Conferência Legislativo-Política dos Bombeiros em Washington D.C. saudou Biden com um mar de amarelo e preto acenando “Corre, Joe, Corre!”. Ele agradeceu na ocasião, acrescentando: “Guarde esse entusiasmo”.

Biden prometeu criar cinco milhões de novos empregos, em fábricas e em tecnologia, convertendo a economia para a neutralidade de carbono e trazendo cadeias de suprimentos do exterior para produzir nos EUA os equipamentos necessários, como máscaras de proteção antivírus. “Nossa economia está em frangalhos, com comunidades negras, latinas, asiático-americanas e nativas americanas suportando o impacto disso. E depois de todo esse tempo, o presidente ainda não tem um plano”, criticou Biden. “Bem, eu quero.”

Sua economia incluiria “um sistema de saúde que reduz prêmios, franquias e preços de medicamentos com base no Affordable Care Act (ACA – Lei de Cuidados de Saúde, em tradução livre) que ele está tentando aprovar”, referindo-se aos esforços de Trump-GOP, primeiro no Congresso e agora nos tribunais, para excluir essa lei. A Suprema Corte dos EUA, com uma maioria de cinco juízes nomeados pelo Partido Republicano, incluindo dois juízes nomeados por Trump, ouvirá o caso do regime de Trump contra a ACA neste outono – após a eleição.

A economia de Biden também inclui “um sistema de educação para treinar nosso povo para os melhores empregos do século 21, onde o custo não impeça os jovens de irem para a faculdade e a dívida estudantil não os esmague quando se formam”. Essas eram as bases dos progressistas do partido, liderados pelos senadores Bernie Sanders e Elizabeth Warren, e pela deputada Alexandria Ocasio-Cortez (ACO), a jovem socialista democrática em ascensão. Biden não aceitou outra exigência da ala progressista do partido, no entanto, para substituir a ACA pelo Medicare For All.

O “melhor” de Biden também incluiria creches e idosos bem pagos, “um sistema de imigração que impulsione nossa economia e reflita nossos valores”, os “sindicatos de trabalho recém-capacitados”, salários iguais para mulheres e salários melhores.

“Sim, vamos fazer mais do que elogiar nossos trabalhadores essenciais. Finalmente vamos pagá-los”, prometeu. Os trabalhadores essenciais durante a pandemia – enfermeiras, caminhoneiros, trabalhadores de mercearia e de depósitos, entre eles – têm exigido pagamento de seguro de vida por se colocarem em risco durante a pandemia. Alguns o receberam de empresas. Alguns, como os trabalhadores agrícolas, que não são cobertos pela legislação trabalhista, nunca o receberam.

A nova economia de Biden também enfrentaria a pandemia, começando “no primeiro dia”, disse. “Vamos desenvolver e implantar testes rápidos” para o vírus “com resultados disponíveis imediatamente.” Os EUA estão longe de fazer testes em massa e os resultados geralmente levam uma semana ou mais. “Nunca colocaremos nossa economia de volta nos trilhos, nunca levaremos nossos filhos de volta à escola em segurança, nunca teremos nossas vidas de volta, até lidarmos com esse vírus. A tragédia em que estamos hoje é não precisava ser tão ruim”, disse.

O plano, que Biden começou a desenvolver em março, incluirá todos usando máscaras antivirais em público enquanto durar a pandemia. É “um dever patriótico”, disse.

“Faremos os suprimentos médicos e equipamentos de proteção de que nosso país precisa. Vamos garantir que nossas escolas tenham os recursos de que precisam para serem abertas, seguras e eficazes.”

“E vamos colocar a política de lado e voltar a mira de nossos especialistas para que o público receba as informações de que precisa e merece. A verdade honesta e nua e crua. Eles podem lidar com isso.”

Essas também foram críticas a Trump, que primeiro ignorou a ameaça de pandemia, depois a tratou com desdém, e mesmo agora, disse outro palestrante, espera por “uma cura milagrosa”.

A reação de Trump às demandas para acabar com o racismo sistêmico também recebeu o desprezo de Biden e a promessa de iniciar o trabalho de reparação, reconciliação e justiça.

Isso pode ser responsabilidade da candidata a vice-presidente de Biden, a senadora Kamala Harris, A primeira mulher negra e a primeira asiático-americana numa chapa de um dos dois partidos que dominam a política norte-americana. Depois de elogiar os jovens por irem às ruas por justiça racial e econômica, Biden voltou-se para seu conhecimento da injustiça.

“Ela conhece todos os obstáculos que se colocam no caminho de tantas pessoas em nosso país. Mulheres, mulheres negras, negros estadunidenses, sul-asiáticos americanos, imigrantes, deixados de fora e para trás”, disse sobre Harris.

“Mas ela superou todos os obstáculos que enfrentou. Ninguém foi mais dura com os grandes bancos ou com o lobby das armas. Ninguém foi mais dura em chamar este governo atual por seu extremismo, seu fracasso em seguir a lei e seu fracasso em simplesmente dizer a verdade.”

“Quase um século atrás, Franklin Roosevelt prometeu um New Deal em uma época de desemprego maciço, incerteza e medo. Atingido por uma doença, atacado por um vírus, Roosevelt insistiu que ele se recuperaria e prevaleceria e acreditava que os EUA também poderiam”, disse Biden no início de seu discurso. “E ele fez. E nós também podemos.”

Fonte: “People’s World

Autores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *