Queda do contágio em SP se reflete na saída do platô nacional da Covid

A queda nos números do Estado de São Paulo, onde a pandemia causa mais prejuízos em doentes e mortes, deve se refletir com força nos dados nacionais. A curva epidemiológica de Covid-19 nacional começa a confirmar uma queda, depois de um longo pico de três meses.

Foto: Governo do Estado de São Paulo

A curva epidemiológica de Covid-19 nacional começa a confirmar uma queda, depois de um longo pico de três meses. Tanto a curva de contágios, como a de óbitos começam a sair do platô para uma descendente, sendo que a queda no número de casos é o melhor sinal de que a curva de mortes vai se reduzir. O Brasil é o único país do mundo em que a curva permaneceu por tanto tempo no pico.

A queda nos números do Estado de São Paulo, onde a pandemia causa mais prejuízos em doentes e mortes, deve se refletir com força nos dados nacionais. Embora esteja em torno de 200 mortes diárias, São Paulo ainda tem mais que o dobro de casos e mortes da maioria dos grandes estados brasileiros. A Capital, onde tudo começou, já apresentava queda constante, mas a pandemia chegou mais tarde ao interior do Estado, avançando sem controle.

Hoje, o Brasil atingiu 119.504 mortes em função da pandemia do novo coronavírus, conforme a atualização diária do Ministério da Saúde divulgada na noite desta sexta-feira (28). Ontem, eram contabilizados 118.649 óbitos desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 855 novos óbitos. 

Curva de mortes releva leve queda nas últimas semanas

Os casos acumulados chegaram a 3.804.803. Entre ontem e hoje as secretarias de saúde enviaram ao Ministério da Saúde informações sobre 43.412 novos diagnósticos de infecção pelo coronavírus. Ontem, o painel do Ministério da Saúde trazia 3.761.391 casos acumulados.

Curva de contágios mostra claramente uma queda nas últimas semanas que deve se refletir na saída do platô de óbitos nas próximas semanas

A Saúde considera 2.976.796 pacientes recuperados da doença e afirma que 708.503 seguem em acompanhamento.

SP superou ‘o pior’

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou hoje que o estado superou o pior momento da pandemia de Covid-19 e que os dados mais recentes indicam a saída do platô, rumo à descida. A média de mortes diárias, entretanto, continua acima de 200.

“Superamos o pior momento da pandemia em São Paulo. Esta é uma afirmação, não uma suposição. Os números desta semana indicam uma nova redução na média de casos e óbitos. E a perspectiva é de que estamos, de fato, iniciando a descida do platô. “, declarou Doria.

Segundo dados do governo paulista, houve uma redução de 19% no registro de óbitos na variação de 14 dias — a média diária de duas semanas epidemiológicas atrás era 252, e agora (semana que acaba amanhã, 29) está em 205.

O secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, citou o número de pessoas em tratamento nos hospitais do estado. “Em relação às novas internações, o número que mostra curva de inflexão. Portanto, temos hoje a possibilidade de dizer que saímos do platô não só no município de São Paulo, mas também no estado”, afirmou.

Além disso, o governo diz que as internações caíram pela quarta semana consecutiva, e estão em 54,3%, o menor índice desde o início da pandemia, em março.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas sete países no mundo registraram mais de 200 mortes nas últimas 24 horas. São eles: Estados Unidos (1.229), Brasil (1.085), Índia (1.057), México (626), Colômbia (295) e Argentina (283). Embora haja defasagem de até dois dias nos números da OMS, eles são usados como parâmetro durante a pandemia.

Estados

Os estados com mais morte foram São Paulo (29.694), Rio de Janeiro (15.859), Ceará (8.376), Pernambuco (7.512) e Pará (6.106). As Unidades da Federação com menos óbitos até o momento são Roraima (587), Acre (608), Tocantins (649), Amapá (657) e Mato Grosso do Sul (823).

No total, 4 estados apresentaram alta de mortes: GO, MS, AP, e TO.

Em relação a quinta (27), o estado do MS estava em estabilidade e, hoje, está com a média subindo. SP estava em queda e entrou em estabilidade, e DF e PI estavam em estabilidade e entraram em queda.

  • Subindo: GO, MS, AP, e TO.
  • Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente: RS, MG, SP, PA, RO, BA, MA, PB e RN.
  • Em queda: PR, SC, ES, DF, MT, AC, AM, RR, AL, CE, PE, PI e SE.
  • O estado do Rio de Janeiro não divulgou os dados até as 20h. Considerando os dados até 20h de quinta-feira (27), estava em alta (+64%).
Em vez de manter a queda constante, Maranhão apresenta estabilidade de casos há duas semanas em torno de 12 óbitos, desde que reduziu de uma média de 17 casos diários, também por duas semanas.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *