Amazonas: Em dez dias, 619 professores testam positivo para a Covid-19

Estado foi o primeiro do País a reabrir escolas públicas

A volta às aulas tem provocado novas ondas da pandemia do novo coronavírus. No Amazonas, em apenas dez dias, 619 professores da rede estadual testaram positivo para Covid-19. As informações são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM), que iniciou processo de testagem rápida nos docentes no dia 18 de agosto.

O número equivale a cerca de 14% dos profissionais que voltaram a atuar nas unidades desde a retomada das aulas presenciais do ensino médio, em 10 de agosto. Segundo a Secretaria de Educação do Amazonas, 4.520 docentes voltaram às atividades. Segundo a FVS, os profissionais infectados foram afastados para um período de isolamento de 14 dias.

Ainda de acordo com os dados da fundação, dos 619 resultados positivos, 476 estavam fora do período de transmissão e outros 153 tinham exposição recente ao vírus. Ao todo, foram realizados 2.051 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 em profissionais de educação. Do total, 1.432 testes deram negativo.

O estado do Amazonas, governado por Wilson Lima (PSC), foi o primeiro do País a reabrir escolas públicas a partir do dia 10 de agosto. Manaus foi a primeira capital a reabrir as escolas particulares em 6 de julho.

O retorno dos estudantes do Ensino Fundamental estava previsto para o dia 24 de agosto, mas o governo recuou. Mais de cem escolas da rede adiaram o retorno, sem data para a volta das atividades. “A retomada ocorrerá após a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) validar os protocolos de saúde, que estão sendo implantados em todas as unidades”, afirmou secretaria em nota.

Com informações da CartaCapital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *