Flávio Dino: São Luís, capital de todos os maranhenses

Amar a nossa terra é um dever indissociável de conhecer as várias dimensões do Brasil e valorizá-las.

Centro histórico de São Luiz

Neste 7 de setembro vamos comemorar mais uma data magna da nossa Pátria. Diferente dos falsos patriotas, que são servis aos interesses de potências estrangeiras, acredito que o verdadeiro patriotismo reside, sobretudo, no amor à nossa terra e no respeito aos direitos dos cidadãos. Amar a nossa terra é um dever indissociável de conhecer as várias dimensões do Brasil e valorizá-las.

Creio que tal valorização deve começar de “casa”, isto é, da primeira fração do solo pátrio que nos gera e acolhe. Por uma felicidade, nós maranhenses temos a data que marca a fundação da nossa capital sucedendo imediatamente ao 7 de setembro. Com efeito, no dia 8 de setembro teremos a marcante comemoração dos 408 anos de São Luís. Terra marcada por sua poesia, sol e maresia, por lendas e mistérios. Por fontes, cantarias, torres e mirantes. Por igrejas e sobrados. A inspiração de Bandeira Tribuzi, no hino ‘Louvação a São Luís’, nos emociona e encanta. E nos impulsiona a continuar fazendo obras, ampliando serviços e cuidando da dignidade da pessoa humana. Mediante muitas ações convergentes com a Prefeitura de São Luís, avançamos muito e temos construído uma cidade mais justa e melhor para se viver.

Ao longo da última semana fizemos uma série de entregas, que representam verdadeiros presentes para nossa capital. Na Educação, nossa principal bandeira de gestão, inauguramos 4 Escolas Dignas, modernizadas e equipadas, nos bairros Cidade Operária, São Francisco, Ilhinha e Radional. Também estamos entregando novos serviços e equipamentos da saúde, como a nova UTI Neonatal da Maternidade Benedito Leite, a Policlínica do Cohatrac e o ambulatório de oftalmologia do Hospital Carlos Macieira.

Por meio do programa Cheque Minha Casa, já melhoramos os lares de 10 mil famílias de baixa renda, com repasse de recursos para investimentos em reformas nas residências, com o valor total de R$ 50 milhões destinados para essa finalidade. Destaco, ainda, a mudança de vida dos novos moradores do Residencial José Chagas, conquistando o direito à casa própria, deixando a situação insalubre em palafitas. Menciono também o novo Terminal de Grãos do Porto do Itaqui e a Ponte Verde, esta uma importante ligação entre a MA-201 e a MA-202, que representa alternativa de mobilidade para milhares de pessoas na Ilha de São Luís.

Finalmente, recomendo que visitem a bela e educativa Praça dos Poetas, recém-inaugurada, vizinha ao Palácio dos Leões. Lá todos poderão ver o nosso mar, as nossas palmeiras, o patrimônio histórico e admirar trechos de obras de 10 grandes expoentes da literatura do Brasil, nascidos no Maranhão. Tenho certeza de que tal visita fortalecerá em todos o orgulho de sermos filhos e filhas desse especial pedaço do Brasil. Viva São Luís!

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *