Trump é um perigo para o povo dos Estados Unidos

O novo livro “Rage” (“Fúria”), do jornalista Bob Woodward, traz nada menos que 18 entrevistas com Donald Trump, que numa delas faz revelações surpreendentes sobre a pandemia do coronavírus – ele sabia de sua gravidade e tentou escondê-la do povo dos EUA. Este texto, publicado em “The Guardian”, faz um mordaz comentário sobre a mentira de Trump.

Livro de Bob Woodward revela bastidores do governo Trump

Sabe-se que os Inuit têm dezenas de palavras para descrever a neve. Os britânicos têm inúmeras maneiras de falar da chuva. Agora é hora dos estadunidenses encontrarem todas as muitas maneiras capazes de designar como Donald Trump é burro. Se o novo livro de Bob Woodward ensina algo novo sobre a personalidade do 45º presidente dos EUA, é que ainda não temos palavras suficientes para descrever as múltiplas variantes do vácuo dentro de sua cabeça.

Michael Cohen é mordaz sobre Donald Trump. Então, por que ele passou anos capacitando-o?

Existe a estupidez da arrogância, a estupidez da ignorância e seu velho amigo: a estupidez da ambiguidade flagrante. Há a estupidez homicida, a estupidez traidora, a estupidez criminalmente corrupta e a estupidez infantil simples e antiga.

Vamos começar com o topo desta taxonomia: o domínio da estupidez de Donald. No fundo, o ex-astro de reality shows é um homem particularmente estúpido que se acha muito inteligente. Ou, como prefere chamar seu próprio personagem, “um gênio muito estável”. Talvez, apenas talvez, isso esteja na raiz de sua decisão monumentalmente idiota de conceder a Woodward 18 entrevistas.

Manter um mínimo de autocontenção seria um desafio enorme para este presidente durante apenas uma resposta a uma pergunta. Ao longo de muitas horas de conversa, após o expediente na mansão executiva, até o ultradisciplinado Barack Obama teria dificuldade em manter a guarda alta. Em vez disso, nosso gênio muito estúpido despejou todos os tipos de segredos que provam, além de qualquer dúvida razoável, que ele representa o maior perigo para o destino tanto do povo dos EUA como para si mesmo.

Como classificamos a estupidez de tagarelar é o maior segredo de todos: que ele sabia o tempo todo como Covid-19 era mortal e facilmente transmissível? Agora sabemos que, no final de janeiro, seu conselheiro de segurança naciona, John Bolton, o avisou que o coronavírus era a “maior ameaça à segurança nacional” enfrentada por seu governo. Uma semana depois, disse a Woodward que a doença era “mais mortal ainda do que uma gripe extenuante”.

Ele se preocupou em compartilhar isso com o povo dos EUA para que eles pudessem proteger suas próprias vidas? Não. Em fevereiro e março, Trump disse ao mundo que o mal desapareceria como por milagre, que não era pior do que uma gripe. “Eu queria sempre minimizar”, disse a Woodward. “Ainda gosto de minimizar, porque não quero criar pânico.” Isso vindo de um presidente cuja campanha de reeleição se baseia em injetar pânico nos eleitores brancos.

Por algum tempo a resposta ruim de Trump à pandemia foi classificada erroneamente como a estupidez da ignorância. Mas acaba sendo um espécime híbrido da estupidez da arrogância e da ambiguidade. Certamente dentro do gênero homicida. O mundo científico deve tomar nota.

Nossa prova foi exibida na quarta-feira assim que surgiu – de onde mais? – o buraco da boca do presidente em sua própria coletiva de imprensa. “Então, o fato é que sou uma líder da torcida por este país. Eu amo nosso país. E não quero que as pessoas tenham medo”, disse ele aos jornalistas. “Queremos mostrar confiança. Queremos mostrar força.”

Nada diz confiança ou força como 190.000 cidadãos mortos. E nada explode sua resistência contra Woodward (“outro trabalho de sucesso político”) como admitir sua arrogância e ambiguidade em uma entrevista coletiva.

Às vezes, há motivos reais para as pessoas ficarem assustadas. Às vezes, os cidadãos precisam tomar medidas adequadas para proteger a si próprios e a seu país. Uma dessas ocasiões é quando eles têm um comandante-chefe colossalmente cretino.

A estupidez da arrogância é a única maneira de classificar a despreocupada desclassificação de Trump da existência de um programa nuclear secreto, em um de seus muitos bate-papos despreocupados com o homem que atuou para destruir a presidência de Nixon [Bob Woodward foi o repórter que revelou o escândalo de Watergate, que levou Nixon à renúncia, em 1974 – NR].

“Eu construí um sistema de armas que ninguém nunca teve neste país antes. Temos coisas que você ainda nem viu ou ouviu falar. Temos coisas que Putin e Xi nunca ouviram antes”, disse o líder do mundo livre, certificando-se de que os líderes russos e chineses já ouviram sobre seu novo sistema de armas super-super-secreto. Woodward relata que suas fontes ficaram surpresas com o fato de Trump ter revelado a existência destas armas.

É difícil ficar em modo furtivo quando os lábios soltos de seu líder estão ocupados afundando navios.Isso possivelmente se enquadra no gênero traidor de estupidez, embora haja vários espécimes desse tipo. Tantos, na verdade, que os velhos sábios que maculavam sua reputação servindo-o decidiram que Algo Deve Ser Feito.

Woodward relata que Jim Mattis, secretário de defesa de Trump, foi à catedral nacional para orar pela nação e saiu para dizer a Dan Coats, chefe da inteligência de Trump, que “pode ​​chegar um momento em que teremos que tomar uma ação coletiva”. Isso parece ser uma referência ao gabinete que invoca a 25ª emenda para destituir um presidente por incapacidade.

Na verdade, apesar de toda aquela oração, foram Mattis e Coats que ficaram incapacitados: sabiam que Trump era um perigo para a República, mas não conseguiam dizer essas coisas ao mundo em tempo real. O próprio Coats passou a acreditar que “Putin tinha algo sobre Trump”, mas não conseguia descobrir o que fosse. Qual é a vantagem de ser inteligente se você é constantemente derrotado por alguém tão estúpido?

Por causa de suas falhas em agir, agora temos uma comunidade de inteligência que suprime os avisos sobre a interferência nas eleições russas e terroristas da supremacia branca, enquanto anuncia conspirações sobre a antifa [esquerda antifascista – NR ]. Pode-se dizer que este era um estado de coisas incontestável, mas os senadores republicanos desenvolveram uma nova estupidez, a da covardia.

Como todas as pessoas realmente estúpidas, Trump acha que é bastante brilhante em identificar a inteligência das pessoas a seu redor. Acha que George W Bush é “um idiota estúpido” e que Barack Obama não é inteligente, mas sim “altamente superestimado” – e ainda por cima um orador ruim. Um relógio quebrado pode estar certo duas vezes por dia, mas não pode dizer a hora.

Claro, é preciso uma vila de idiotas para criar esse idiota de vila olímpica. Portanto, é reconfortante saber que o genro de Trump, Jared Kushner, identificou o problema da Casa Branca. O genro do presidente gosta de se considerar o melhor e mais brilhante dos babacas de Trump, mas todos podemos vê-lo como uma clássica mistura de estupidez infantil e corrupta.

“As pessoas mais perigosas em torno do presidente são idiotas superconfiantes”, disse Kushner a Woodward, aparentemente se referindo a pessoas como Mattis. Os deuses da ironia realmente nos legaram um banquete de idiotas superconfiantes. Vamos comemorar todos os anos em novembro, assim que pensarmos na palavra certa para definir sua perigosa mistura de excesso de confiança e idiotice. Porque um floco de neve parece uma maneira inocente de descrever homens tão estúpidos. Fonte: “The Guardian”;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *