Congresso Nacional Africano condena declarações de Trump sobre Mandela

O partido governante da África do Sul, Congresso Nacional Africano (CNA), condenou a fala do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por desrespeitar o ex-presidente Nelson Mandela.

Nelson Mandela - Reuters

Isso aconteceu depois que o jornal The Washington Post publicou uma matéria na qual o ex-advogado pessoal de Trump, Michael Cohen, disse que seu presidente usou palavrões contra Mandela e questionou suas qualidades de liderança. A informação é da agência Xinhua.

“Todas as pessoas do mundo que amam a liberdade ficam horrorizadas com esses insultos que vêm de uma pessoa que, por si só, não é um modelo de liderança competente. Trump é uma pessoa segmentadora, misógina e desrespeitosa que jamais ocupou o cargo de presidente”, disse o porta-voz do CNA, Pule Mabe.

Mabe disse que se Mandela ainda estivesse por perto, ele teria oferecido algumas lições de liderança a Trump. “O presidente Mandela também acreditava no bom comércio e nas relações diplomáticas sólidas. O presidente Mandela entendia o valor da amizade internacional entre os países do mundo. A marca de um verdadeiro líder não é quantos inimigos você cria, mas quantas amizades você cultiva, mesmo quando forte diferenças de opinião existem”, disse Mabe.