Cotovelada também deve ser evitada contra coronavírus, diz OMS

Especialistas defendem que os cumprimentos adequados, em tempo de pandemia, são os que não coloquem em causa a distância mínima.

Segundo especialistas, um sorriso – mesmo que disfarçado por uma máscara – deverá ser o suficiente para dizer “olá” a alguém nos próximos tempos. Não são só os beijos, os abraços. Até uma cotovelada amigável – o novo cumprimento criado durante a pandemia – é preciso evitar. A informação é do jornal Diários de Notícias.

Segundo o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, não é aconselhável. “Ao cumprimentar as outras pessoas, o melhor é evitar cotoveladas, porque estas colocam-nos a menos de um metro de distância da outra pessoa”, escreveu ele no Twitter,.

Então, como se deve cumprimentar? O diretor da OMS sugere o gesto de levar a mão ao coração, mantendo sempre uma distância de, no mínimo, 1,5 metros em relação a outra pessoa. Outros especialistas têm-se pronunciado sobre a questão da cotovelada.

Quem fala no toque de cotovelo, também descarta todos as outras formas de cumprimento que não respeitem a distância de segurança, como um toque com os pés ou até com os punhos fechados, como chegou a ser sugerido que os jogadores de futebol fizessem no início dos jogos. Tudo se resume a isto: é preciso reduzir, ao máximo, o contato físico.