Sem categoria

Documento da China sobre o 75º aniversário da ONU pede multipolaridade

O Documento de Posição da República Popular da China sobre o 75º Aniversário da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores chinês, explicou a posição e propostas do país sobre diversas questões, incluindo o papel da ONU, a situação internacional, o desenvolvimento sustentável e a cooperação na resposta à Covid-19.

O documento aponta que o 75º aniversário da ONU apresenta oportunidades importantes, e a comunidade internacional deve defender conjuntamente o resultado da Guerra Mundial Antifascista e rejeitar o unilateralismo, o hegemonismo e a política de poder.

Em vez disso, a comunidade internacional deve defender o multilateralismo, salvaguardar os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas e defender o sistema internacional centrado na ONU e a ordem internacional baseada no direito internacional, segundo o texto. A China está pronta para trabalhar com todos os países para construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, diz.

Estados Unidos

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, pediu aos Estados Unidos que sigam a tendência histórica em direção à multipolaridade no mundo e à democracia nas relações internacionais. Wang fez as observações enquanto participava da reunião dos ministros das Relações Exteriores da ASEAN-China através de link de vídeo.

Wang disse que as diferenças e contradições entre a China e os Estados Unidos não são sobre poder ou status, nem conflitos de sistemas sociais. Em vez disso, trata-se de defender o multilateralismo ou o unilateralismo, e sobre defender a cooperação ganha-ganha ou jogos de soma zero.

Na era da globalização, todos os países tornaram-se parte de uma comunidade com interesses compartilhados. Qualquer tentativa unilateral de bullying de manter uma posição de monopólio, sabotar as conquistas de desenvolvimento de outros países ou suprimir o espaço de desenvolvimento de outros países está fadada ao fracasso, disse Wang.

A China não tem ambição de buscar hegemonia, muito menos para substituir os Estados Unidos, disse Wang. No entanto, a China protegerá resolutamente seus interesses de soberania, segurança e desenvolvimento.

Enquanto isso, a China está disposta a se comunicar com os Estados Unidos através do diálogo para que os EUA sigam a tendência histórica de multipolaridade no mundo e democracia nas relações internacionais, e visualizar e lidar corretamente com as relações China-EUA.

Em relação à cooperação com os países da ASEAN, Wang disse que a China está disposta a trabalhar com eles para promover ativamente intercâmbios e cooperação no período pós-pandemia, enfrentar os desafios globais e regionais em conjunto e promover uma comunidade China-ASEAN mais próxima com um futuro compartilhado.

Wang fez propostas para unir esforços para prevalecer completamente sobre a epidemia, promover a recuperação econômica regional, promover o desenvolvimento sustentável e melhorar o planejamento de longo prazo para a cooperação China-ASEAN.

As informações são da agência Xinhua