Partido Comunista Português lança candidato a presidente

O Partido Comunista Português (PCP) definiu que o atual eurodeputado e vereador da Câmara Municipal de Lisboa é o nome escolhido para a corrida presidencial nas eleições que se realizam em janeiro.

João Ferreira, 41 anos, biólogo, é membro do Comité Central e um dos dirigentes comunistas mais apontados para suceder a Jerónimo de Sousa como secretário-geral do PCP. Casado, pai de dois filhos e muito reservado quanto à sua vida pessoal, sucede a nomes como Jerónimo de Sousa, Carlos Carvalhas ou Otávio Pato, três dos nove candidatos próprios que o PCP sempre apresentou às presidenciais, desde 1976. A informação é do Diário de Notícias.

Na conferência de imprensa de anúncio do candidato do PCP, o secretário-geral do partido deixou claro que a uma candidatura vai até o fim e lançou críticas ao atual presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. E apelou ao apoio “de todos os democratas e patriotas” que defendem “o projeto libertador e emancipador de Abril”, que com o seu apoio “assumam uma posição de compromisso com a Constituição da República Portuguesa e com um Portugal com futuro”.

Afirmando que as próximas eleições presidenciais se revestem da maior importância, pela ameaça que considera existir à democracia portuguesa, destacou a escolha de João Ferreira, “comprometido, nas palavras e nos atos, com a lei fundamental do país”.

“Num país que se tornou mais dependente, mais injusto, mais desigual e menos democrático”, exige-se “uma intervenção que tem faltado, firme, determinada, corajosa, de quem exerça as funções de presidente da República”, disse o secretário-geral do PCP, numa clara crítica a Marcelo Rebelo de Sousa.

Apresentado por Jerónimo de Sousa como um candidato que valorizará o órgão Presidência da República, “pela sua integridade, seriedade e dedicação à causa pública, patente na sua ação como dirigente associativo universitário, presidente da Associação de Bolseiros de Investigação Científica” ou mais recentemente “como eurodeputado e vereador da Câmara Municipal de Lisboa”, João Ferreira tem pela frente uma campanha eleitoral que promete ser dura.