PCdoB anuncia apoio a Benedita da Silva na disputa à prefeitura do Rio

“A União pelo Rio já está acontecendo. Obrigada às companheiras e companheiros do PCdoB”, comemorou na sua rede social a pré-candidata do PT

A deputada Benedita da Silva (Foto: Cleia Viana/Agência Câmara)

Numa resolução sobre políticas de alianças, o PCdoB decidiu apoiar a candidatura de Benedita da Silva (PT) na disputa municipal no Rio. “Abrimos mão de uma candidatura própria à prefeitura do Rio, reconhecendo o extraordinário papel que Enfermeira Rejane teve como nossa pré-candidata, buscando reduzir a fragmentação do nosso campo político e social, para buscar a unidade possível”, diz um trecho da nota do partido.

“A União pelo Rio já está acontecendo. Obrigada às companheiras e companheiros do PCdoB”, comemorou na sua rede social a pré-candidata Benedita da Silva. Ela diz que recebeu com felicidade a decisão. “PCdoB e PT têm longa tradição de atuação conjunta. É o sinal de que a esquerda progressista tem um caminho comum a oferecer ao povo do Rio”, afirmou.

O PCdoB destaca que o Rio precisa ter alegria e esperança. “Hoje não consegue sorrir para o futuro. Está sem perspectiva, órfã de proteção do Estado, de políticas sociais, de proteção à sua vida, de escolas estruturadas, com desemprego crescente, e crianças e idosos sem teto cada vez mais ocupando as ruas sobre papelão e folhas de jornal. As forças que hoje dirigem a Prefeitura estão denunciadas por grandes esquemas de corrupção e vários outros líderes destas estruturas dominantes ultrapassadas estão presos ou afastados”, diz o partido.

A legenda lembrou ainda que foi feito um esforço nacional para que os partidos de esquerda e progressistas repensassem suas decisões. “É urgente unir forças para derrotar esta direita que não tem ética nem compromisso com nossa gente. Entendemos que isso ainda é possível!”, conclamou.

“Vamos somar com a candidatura de Benedita da Silva (PT), mulher negra de trajetória digna, e que neste momento pode ser a alternativa para a cidade do Rio”, finalizou.

Autor

Um comentario para "PCdoB anuncia apoio a Benedita da Silva na disputa à prefeitura do Rio"

  1. Darcy Brasil Rodrigues da Silva disse:

    Um dos últimos comentários que fiz nas redes sociais de que não participo mais (o último comentário, com certeza, foi uma crítica àquilo que se convencionou chamar de “lacração” e ao rebaixamento da importância da militância política “ao vivo”, corpo a corpo, no dia a dia do homem do povo que esse tipo de militância virtual estéril implicou) foi uma constatação de que o nome de Benedita da Silva possuía grande potencial para ir mais longe até que o de Freixo, em termos de 2° turno (na época do comentário, o nome Freixo era tido como certo entre os candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro em 2020). Mulher, negra, oriunda de uma comunidade pobre, evangélica, em condições de dar a esse voto com viés religioso uma depurada moral. Porém, para que a Bené alcance o segundo turno, além da necessidade de unidade (que poderia ser favorecida, combinando acordos em outras cidades com a importância do Rio, como São Paulo e BHTE), a campanha no Rio de Janeiro terá que assumir o risco de ir para as ruas. As medidas protetivas contra o coronavírus não podem favorecer, facilitar, a vitória das forças ligadas às milicias que, no momento, controlam o governo da cidade do Rio de Janeiro, da mesma forma que, em outros tempos, a defesa da paz não pôde favorecer a vitória do nazi-fascismo, impedindo os comunistas e democratas de pegar em armas, arriscando suas vidas para lutar contra Franco, na Espanha, Mussolini, na Itália, Hitler, na Alemanha, etc. Derrotar as milícias no Rio de Janeiro, cidade-berço dessa perigosa organização criminosa seria uma vitória com importância histórica, mesmo sendo no âmbito de uma luta institucional. Para conquistar esse tipo de vitória, vale a pena correr algum risco calculado e minimizado, tal como, por outas razões não menos nobres e análogas, já se submetem todos os dias os profissionais da área de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *