Aos 150 mil mortos, semana deve ter leve queda na curva epidêmica

Com média de 25 mil casos diários, semana termina amanhã com perspectiva de queda nos contágios em relação à semana anterior que registrou média de 27 mil casos diários.

Greve de enfermagem junho de 2020, em Paris, em frente ao Ministério da Saúde. França voltou a ter alta de contágios por covid-19, demandando novas medidas sanitárias. Foto: Force Ouvrière

A curva epidemiológica brasileira é lenta na queda de contágios e óbitos, mas continua caindo há cinco semanas, depois de meses de estabilidade num pico acima de mil mortes diárias. A média diária de mortes atual está em torno de 600 registros. Apesar da queda, os critérios de especialistas consideram que há estabilidade nos números com variações abaixo de 15%.

Nesta sexta, o Brasil registrou 682 novas mortes por Covid-19 em 24 horas e somou 149.639 óbitos, segundo o último levantamento do Ministério da Saúde. Faltando 361 mortes para arredondar os 150 óbitos, o sábado deve ultrapassar esse número. Para igualar a curva da semana passada (de 654 mortes diárias), precisaria haver o registro de 929 mortes no sábado. Como a média de mortes diárias tem sido de 608, a curva deve fechar amanhã abaixo da semana passada.

Desde ontem, foram 27.444 novas notificações de casos da doença, que já totaliza 5.055.888 infectados desde o início da pandemia. Aqui, também, para igualar a curva da semana passada (de 26977 contágios diários), precisaria haver o registro de 39787 casos positivos de Covid-19 registrados no sábado. Como a média de contágios diários tem sido de 24.482, a curva deve fechar no sábado abaixo da semana anterior.

A quantidade de quadros considerados recuperados da doença é de 4.433.595. O governo federal afirma que há 472.654 pacientes em acompanhamento.

O levantamento do consórcio da imprensa marca médias similares, em que o País registrou 658 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 149.692 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 609, uma variação de -13% em relação aos dados registrados em 14 dias. A média se aproxima da marca de 600 e bate a marca da véspera, sendo o menor índice desde o dia 10 de maio.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 5.057.190 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 27.651 desses confirmados no último dia. A média móvel de novos casos foi de 24.994 por dia, uma variação de -8% em relação aos casos registrados em 14 dias. Ou seja, também encontra-se na faixa que aponta estabilidade.

Essa é a menor média móvel de infectados por Covid registrada desde o dia 13 de junho.

Calamidade pública em PE, RO e no ES

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu calamidade pública em decorrência da covid-19 nos estados de Pernambuco, Espírito Santo e Rondônia. As portarias foram publicadas hoje no DOU (Diário Oficial da União). Outra portaria também reconhece o estado de calamidade pública pela doença em Florianópolis (SC).

  • Subindo (1 estado): AC
  • Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (14 estados): RS, ES, MG, RJ, SP, GO, MS, AM, AP, TO, AL, MA, PI e SE
  • Em queda (11 estados + o DF): PR, SC, DF, MT, PA, RO, RR, BA, CE, PB, PE e RN

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás.

Emergência na Europa

O mundo registrou 350.766 casos de Covid-19 nesta sexta-feira (9), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estabelecendo um novo recorde de casos diários desde o início da pandemia. A marca anterior foi registrada um dia antes, na quinta-feira (8).

No boletim desta sexta-feira, a OMS registrou 6.339 mortes no mundo. O recorde de mortes em 24 horas foi registrado em 17 de abril, quando o mundo teve 12.393 óbitos por Covid.

Segundo a OMS, o aumento no número de casos é puxado por um novo surto na Europa. Enquanto na quinta-feira o continente registrou 96.996 casos em 24 horas, nesta sexta foram mais 109 mil novas infecções, o maior número desde o início da pandemia.

Ao todo, o mundo tem mais de 36 milhões de casos confirmados e mais de 1,5 milhão de mortes em 235 países desde o início da pandemia, segundo a OMS.

Na quinta, a OMS alertou que, como região, a Europa reportou mais casos diários do que a Índia, o Brasil e os Estados Unidos, países com o maior número de mortes e casos pela Covid-19.

A situação é mais crítica na França, onde os hospitais estão ficando sem leitos de UTI, e na Espanha, que declarou estado de emergência em Madri. As infecções voltaram a subir também no Reino Unido, na Alemanha e na Bélgica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *