Filme “Abraço” estreia dia 15 e retrata luta dos professores

O filme “Abraço — A única saída é lutar” é um retrato da resistência popular e da luta do movimento sindical e estudantil contra a desvalorização da educação e dos professores.

Filme Abraço — A única saída é lutar”

Em 2008, os professores sergipanos travaram uma luta jurídica com o governo do estado para evitar a perda de direitos já conquistados. Naquele ano, 30 mil professores de todas as partes do estado deixaram suas escolas e partiram em uma longa jornada na capital, Aracaju. Nesse contexto, a professora Ana Rosa viveu o desafio de ser mãe, mulher e dirigente sindical.

Essa é sinopse do filme “Abraço — A única saída é lutar”, com direção de DF Fiuza, que estreia na próxima quinta-feira, 15 de outubro — não por acaso, Dia dos Professores. O longa-metragem é um retrato da resistência popular e da luta do movimento sindical e estudantil contra a desvalorização da educação e dos professores, com cenas que trazem à tona o debate sobre o machismo, o racismo, a unidade, a resiliência e o cotidiano de trabalhadores e trabalhadoras.

“Abraço” foi produzido para ter um caráter artístico/documental. Baseado em histórias reais, o filme utilizou mais de 500 figurantes reais e mais de 80 atores locais, de Sergipe, desconhecidos do grande público. A proposta do longa é ocupar o lugar de filme que faz uma leitura e uma crítica ao cenário político brasileiro atual, principalmente no tocante ao descaso e desvalorização permanente aos professores e à educação de modo geral. Apesar da crítica social contida na obra, trata-se de um filme de ficção que aborda o drama pessoal de uma professora dividida entre a defesa de seus direitos profissionais e a rotina doméstica em sua casa.

“Abraço” venceu os prêmios de Melhor Filme (Júri Popular), Melhor Atriz e Melhor Trilha Sonora Original no Festival de Cinema de Pernambuco 2019.

Confira o trailer:

Lançamento do filme “Abraço”:

• 15/10 nos drive-ins, e cinemas selecionados (qualquer pessoa pode ver no cinema virtual, acessando: www.looke.com.br

• A partir do 29/10 nas plataformas digitais: Apple Tv, Google Play, NOW, Looke, Vivo Play e Youtube Filmes

Ficha técnica:

Escrito e dirigido por: 

DF Fiuza

1º Assistente de direção: 

André Srur

Produtores:

Manú Santiago

Kaippe Reis

Kika Medeiros

Priscila Costa

Leila Moraes

Dilson do Nascimento

Produção executiva:

DF Fiuza

Marcela da Costa

Direção de produção:

Marcela da Costa

Direção de arte:

Laura Carvalho

Direção de fotografia:

Jorge Monclar

Casting:

Jorge Lins

Música original:

André Abujamra

Eron Guarnieri

Som direto:

Marcello Benedictis

Mixagem:

Julian J. Ludwig

Figurino:

Ticiana Siqueira

Cabelo e maquiagem:

Uedja Carvalho

Montagem:

Bruno Miod

Fabiana De Freitas

Inagê Kaluanã

Com informações de divulgação e da CUT

Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *