Professores, pais e alunos lançam manifesto em apoio a Edmilson, em Belém

O documento destaca que se trata de “uma chapa de educadores para transformar Belém, trazendo-a de volta ao povo belenense”

(Foto: Divulgação)

O coletivo de Professores, pais, alunos e demais trabalhadores e trabalhadoras da Educação lançaram manifesto em apoio à candidatura a prefeito de Belém de Edmilson Rodrigues (PSOL) e o vice Edilson Moura (PT). O documento destaca que se trata de “uma chapa de educadores para transformar Belém, trazendo-a de volta ao povo belenense”.

“Muito feliz em saber que professores, pais, alunos e trabalhadores e trabalhadoras da Educação lançaram este manifesto”, comemorou Edmilson Rodrigues, que lidera a pesquisa eleitoral na frente da coligação formada pelo PSOL, PT, PCdoB, Rede, PDT e UP.

No documento, são enumerados vários pontos para resgatar a política educacional no município.

Confira:

Por que acreditamos e queremos Edmilson Rodrigues novamente:

• Para que a Educação volte a ser prioridade em Belém e as crianças, jovens e adultos da cidade, do campo, das águas e da floresta sejam tratadas com respeito e dignidade;

• Para que as escolas sejam o espaço de diálogo, cultura, alegria, sempre aberta à comunidade;

• Para que Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação do município de Belém sejam valorizados/as, participando da construção e implementando um Projeto Político-Pedagógico inovador, com formação continuada, ajustando a jornada de trabalho para garantir no mínimo 1/3 de hora atividade, e com condições dignas de trabalho em ambientes adequados;

• Para pagamento do Piso Nacional do Magistério como vencimento base da Rede Municipal de Belém;

• Para que a Educação alcance a todos e todas, desde as crianças na idade de frequentar uma creche até os adultos que foram privados do acesso à educação na idade correta, conforme preconiza o Plano Nacional de Educação;

• Pelo pagamento do salário mínimo como vencimento base dos trabalhadores da Educação Municipal até avançarmos na formulação do PCCR unificado;

• Pela parceria com as Universidades Públicas para inserção dos estágios supervisionados na Rede Municipal, bem como, outras parcerias para extensão universitária nos Programas Municipais;

• Pela elaboração de um diagnóstico das necessidades do quadro funcional da SEMEC;

• Queremos uma cidade educadora para crianças, jovens, adultos e idosos de todas as raças, credos, religiões, orientações sexuais e identidades de gênero;

• Queremos uma escola como espaço de construção do conhecimento, acesso à cultura, esporte e lazer, que promova uma formação multidimensional, integral e integrada;

• Por uma escola como espaço de participação popular, controle social e gestão democrática, com diretores/as, conselhos escolares, grêmios estudantis ativos e eleitos democraticamente, porque é fundamental a participação de professores, técnicos e demais servidores/as, que trabalham na educação, estudantes e pais para que as decisões sejam coletivas e representativas dos anseios da maioria;

• Por uma Educação inclusiva, com acessibilidade para pessoas com deficiência;

• Por uma política de assistência estudantil;

• Acreditamos no poder transformador da Educação que essa chapa defende e representa, por isso chamamos cada um e cada uma: alunos e alunas, trabalhadores e trabalhadoras, familiares para colocar a Educação em seu devido lugar na gestão de nossa cidade, de forma intersetorial e articulada para garantia do conjunto de direitos sociais;

• Por uma Educação Pública, gratuita de qualidade socialmente referenciada, inclusiva, laica, universal, que enfrente e não admita nenhuma forma ou tipo de preconceito e discriminação, que respeite e acolha as diversidades;

• Por uma Educação que enfrente as desigualdades econômicas, culturais e socioambientais;

• Por uma Educação de qualidade no campo e na cidade, uma educação que respeite nossa identidade ribeirinha, quilombola, indígena e que o acesso dessas populações seja democratizado;

• Por uma Educação com diálogo permanente com Sindicatos da Categoria, Universidades, Segmentos Culturais, Movimentos Sociais;

• Por uma Educação antirracista, antifascista, antihomofóbica, antimachista.

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