PCdoB saúda o MAS: “Vento dos Andes soprará sobre as Américas”

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) enviou, nesta terça-feira (20), ao MAS da Bolívia, uma mensagem de saudação parabenizando a organização pela vitória nas eleições presidenciais. O texto, assinado pela presidenta Luciana Santos e pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Walter Sorrentino, diz que “o bom vento da democracia, vindo dos Andes, soprará sobre as Américas. Para afastar o neocolonialismo, a extrema-direita e o neofascismo da vida de nossos povos“. Leia, abaixo, a íntegra.

O presidente eleito, Luis Arce, comemora a vitória

Brasília, 20 de outubro de 2019

À Direção Nacional do Movimento ao Socialismo (MAS)

Estimados companheiros e companheiras,

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) saúda com grande emoção o MAS-IPSP, os seus aliados e todo o povo boliviano pelo significativo triunfo da chapa Luis Arce – David Choquehuanca nas eleições do dia 18.

O PCdoB, ao lado das forças progressistas brasileiras, denunciou todo o processo que, em novembro de 2019, culminou no Golpe de Estado contra o presidente Evo Morales. A partir daí, acompanhamos com solidariedade militante a heroica resistência do povo boliviano e do MAS, que não se intimidaram diante da repressão e do arbítrio, e com muita luta resgataram das mãos sujas dos golpistas, a pátria boliviana.

A contundente vitória nas eleições presidenciais restaura a democracia na Bolívia, como bem destacou o presidente eleito Luis Arce, desmoraliza definitivamente os promotores internos e externos do golpe de Estado e enche de esperanças e novo ânimo os povos da América Latina e Caribe que resistem à onda conservadora, promotora de golpes e desestabilizações contra os governos progressistas da nossa região.

O trinfo da luta popular, representado pela eleição de Luis Arce – David Choquehuanca, renova e fortalece a confiança de que em breve o bom vento da democracia, vindo dos Andes, soprará sobre as Américas. Para afastar o neocolonialismo, a extrema-direita e o neofascismo da vida de nossos povos. A vitória do MAS é fundamental para a defesa das soberanias nacionais, o combate às injustiças sociais, o aprofundamento da democracia e a retomada do processo de integração dos nossos países em uma comunidade solidária e pacífica.

Viva o povo boliviano!

Viva o MAS e seus aliados!

Viva o presidente eleito, Luis Arce!

Pelo Comitê Central do PCdoB,

Luciana Santos

Presidenta

Walter Sorrentino

Vice-presidente e Secretário de Relações Internacionais