Papa Francisco quebra tabu e defende união civil de homossexuais

Fala do pontífice é uma das cenas mais emblemáticas do documentário Francesco

Num depoimento sem precedentes na cúpula da Igreja Católica, o papa Francisco defendeu que a elaboração de leis, nos mais diversos países, para permitir a união civil de pessoas do mesmo sexo. A fala do pontífice é uma das cenas mais emblemáticas do documentário Francesco, exibido nesta quarta-feira (21) em uma sessão especial do Festival de Cinema de Roma, na Itália.

“Homossexuais têm o direito de ser parte de uma família. Eles são filhos de Deus e tem o direito a uma família”, afirmou Francisco no filme, conforme a Catholic News Agency. “Ninguém deve ser expulso ou se tornar miserável por causa disso. O que é preciso criar é a lei de união civil. Assim, eles são protegidos legalmente. Eu apoio isso”, acrescenta o líder católico.

O documentário também tem um depoimento de um homem italiano que conta que Mario Jorge Bergoglio o encorajou, junto a seu companheiro, a criar os filhos no ambiente da igreja onde vivia porque isso beneficiava as crianças. As falas de Francisco contradizem a postura adotada pela Igreja Católica e pelos últimos papas ao longo dos anos – é a primeira amplamente clara sobre a opinião do líder católico na união civil.

Em 2003, sob a liderança do cardeal Joseph Ratzinger – que depois se tornou o papa Bento 16 – e a ordem de João Paulo 2º, o Congresso Vaticano para a Doutrina da Fé publicou um documento sobre o tema. Conforme o texto, “o respeito pelas pessoas homossexuais não pode levar, de nenhuma maneira, à aprovação do comportamento homossexual ou o reconhecimento legal das uniões homossexuais (…). O bem comum exige que as leis reconheçam, promova e protejam o casamento como a base da família, unidade primária da sociedade”.

Mas Francisco, desde que assumiu a função de chefe da Igreja, em 2013, vem adotando uma postura de “adoção” dos homossexuais na vida religiosa, dizendo que não poderia “julgá-los” e que “ser gay não é pecado”. Isso lhe rendeu inúmeras críticas da ala mais conservadora da Igreja Católica, onde muitos acusam o argentino de ser “herege”.

O documentário Francesco, do diretor russo Evgeny Afineevsky, ainda segundo a Catholic News Agency, aborda outros temas caros a Francisco, como a questão dos migrantes e dos marginalizados. Cabe ressaltar que, em mais de uma vez, o papa declarou que o casamento – como sacramento católico – é apenas entre homem e mulher. Porém, ele defende uma maior integração tanto dos homossexuais como de divorciados na vida da Igreja.

Com informações da Ansa Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *