Eleição EUA: disputa acirrada será definida nos estados-chaves

Em alguns estados que podem definir o resultado o escrutínio não terminou e pode demorar dias, mas Trump se autoproclamou vencedor, pediu para suspender a contagem e disse que vai recorrer à Suprema Corte. Já Biden segue confiante de que o resultado final o levará à Casa Branca.

As esperanças de Donald Trump de vencer as eleições nos Estados Unidos e conseguir a reeleição continuam vivas. Tanto que esta manhã ele se declarou vencedor dos estados que ainda estão contando os votos e falou em fraude sem provas. Ele também alertou que pretende recorrer à Suprema Corte e pediu a suspensão da contagem da votação, que já terminou nesta terça-feira (3). O que falta fazer é a contagem dos estados-chave .

O atraso era esperado. Foi um dos avisos mais repetidos nas últimas semanas de campanha. A conclusão da contagem total da Pensilvânia pode levar dias . Nem a contagem em Michigan e Wisconsin será rápida . Esses três estados são o pilar que ainda mantém a estratégia democrata de vitória. Sem resultados confirmados em outros hotspots, como Carolina do Norte e Geórgia , a contagem parcial na manhã desta terça-feira dá 238 eleitores para o democrata Joe Biden e 213 para o presidente.

Trump conquistou dois dos estados decisivos mais cobiçados. Flórida , com 29 membros do colégio eleitoral, e Texas , com 38. Ele também venceu em Iowa e Ohio . 

Os resultados de Nevada e Arizona, no oeste do país, mostraram um ligeiro viés para Biden, mas ainda não havia uma projeção certa. Em seu discurso, o candidato democrata também se mostrou otimista. “Estou aqui para dizer a vocês esta noite que acreditamos que estamos no caminho certo para vencer esta eleição”, disse Biden de Delaware .

Nas primeiras horas de Washington, também não havia uma imagem clara para a maioria no Senado. O Partido Republicano ficou apenas um pouco mais perto, com um total de 47 cadeiras quase garantidas, enquanto seus rivais obtiveram 46. De acordo com as projeções, a Câmara dos Representantes estará novamente sob o controle democrata .

Os primeiros resultados

Os resultados que já podiam ser conhecidos eram os do centro-sul do país e os do noroeste. Alabama, Louisiana, Oklahoma, Tennessee. Todos esses estados historicamente republicanos mantiveram sua tradição e votaram em Trump. Muito diferente era a situação em New Jersey, Massachusetts, Rhode Island e Connecticut. Lá uma vitória de Biden foi confirmada, que também somou os eleitores de Illinois no centro. À medida que os resultados para ambos os candidatos se tornavam claros sobre os territórios mais seguros para cada partido, as atenções se voltaram para os números dos estados mais contestados.

Às 19 horas na costa leste, os resultados de West Virginia, Ohio e Carolina do Norte foram anunciados. Sem surpresas, todos os cinco eleitores de West Virginia foram para Trump. Os outros dois, chaves para esta eleição, ainda permaneciam desconhecidos.

A chegada dos primeiros votos da Flórida mostrou uma escolha equilibrada. No eterno estado de disputa, as redes de televisão atualizavam o resultado parcial a todo momento. Às vezes, Trump primeiro. Um pouco depois, Biden. Em seguida, o presidente novamente. Finalmente, o resultado foi favorável ao republicano.

Os votos do condado de Miami-Dade, o principal reduto democrata no “estado do sul”, foram más notícias para Biden, pois a noite da contagem estava apenas começando. A participação dos eleitores republicanos aumentou em relação a 2016 e a dos democratas diminuiu. Essa baixa participação foi uma das principais preocupações do partido da oposição diante dessas eleições. “Se os votos não estão aí, eles têm que vir de outro lugar”, antecipou a CNN John King, um dos principais analistas políticos da rede.

Realmente não importava que em Kentucky ou Indiana apenas 15% dos votos fossem contados. Nestes estados, o triunfo do Partido Republicano é certo a cada eleição. Nisto não houve surpresas e foram os primeiros a adicionar eleitores para Trump. A CNN projetou esse resultado para Indiana pouco depois das 19h na Costa Leste. O New York Times fez o mesmo com o Kentucky.

O primeiro estado de Biden foi Vermont, no nordeste do país. Também não foi uma surpresa. Os três eleitores estaduais que o senador Bernie Sanders representa foram para o Partido Democrata também logo após o fechamento das urnas.

Na cidade de Washington, capital que voltou a se proteger do risco de tumultos nesta quarta-feira, a votação transcorreu com calma. Sem proibição, os arredores dos centros estavam repletos de cartazes de candidatos locais e alguns a favor de Biden. Em território fortemente democrata, é raro ver referências ao presidente que não sejam críticas.

Reações de Trump e Biden

Após o encerramento de sua campanha maratona, Trump acompanhou as eleições da Casa Branca. A sede do Poder Executivo dos Estados Unidos foi totalmente cercada e houve cortes de tráfego nas ruas próximas. O Distrito de Colúmbia, assim como estados como Massachusetts ou Illinois, acompanharam a situação de perto. Lojas e edifícios fechados com tábuas na capital, integrantes da Guarda Nacional em alerta em várias cidades.

Trump falou com a Fox News cedo , quando eles tinham acabado de abrir as mesas na costa leste do país. Ele estava confiante na vitória e garantiu que as pesquisas não refletiam a verdadeira intenção de votar.

Nos últimos dias, um relatório da Axios disse que Trump se preparava para declarar sua vitória na noite da eleição. Na terça-feira, o presidente disse à Fox News que o faria “quando houver uma vitória, se houver uma vitória”, mas também estava convencido de sua eventual vitória. No final, ele fez exatamente o que foi relatado.

Biden, por sua vez, incentivou a votação antecipada por meio de mensagens no Twitter. “Podemos superar essas crises. Podemos retomar nosso país. Podemos vencer essa batalha pela alma da nação ”, publicou o candidato democrata e compartilhou um link com mais informações sobre os locais de votação.

Mais de 100 milhões de eleitores

Os relatórios mais recentes indicam que 100 milhões de pessoas votaram antes do dia da eleição. O desafio na terça-feira para os partidos Democrata e Republicano era tirar os eleitores ausentes, especialmente em estados onde as pesquisas ainda eram muito apertadas.

Embora na maioria dos casos a votação tenha ocorrido com calma, houve incidentes isolados de desinformação. A procuradora-geral do Estado de Michigan, Dana Nessel, disse no Twitter que recebeu “relatos de várias ligações automáticas” na área de Flint falando sobre longas filas e pedindo aos eleitores que votassem na quarta-feira. “Obviamente isso é falso e um esforço para suprimir o voto. Não há longas filas e hoje é o último dia para votar ”, afirmou. Algo semelhante aconteceu no estado de Nova York e o FBI queria investigar o que havia acontecido.

Em uma eleição marcada pelo efeito da pandemia, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças publicaram um protocolo para que as pessoas que tenham Covid-19 ainda possam votar. “Os eleitores têm o direito de votar, independentemente de estarem doentes ou em quarentena”, disse a autoridade em seu site.

Os Estados Unidos chegaram ao dia das eleições com mais de 9 milhões de infecções e mais de 230.000 mortes por coronavírus, uma crise de saúde que se tornou um dos principais problemas de campanha e alvo das críticas de Biden à gestão de Trump.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *