Estados Unidos: Mulheres de esquerda são reeleitas para o Congresso

Com Ocasio-Cortes à frente, “as quatro fantásticas” seguirão exercendo mandatos parlamentares

Alexandria Ocasio-Cortes, Rashida Tlaib, Ayanna Pressley e Ihlan Omar , considerados o “esquadrão” progressista de mulheres democratas, renovaram seus assentos na eleição de terça-feira (3).

No interior do estado de Nova York, Ocasio-Cortez obteve uma vitória esmagadora sobre o republicano John Cummings, um professor católico de 60 anos do ensino médio e ex-oficial do Departamento de Polícia de Nova Iorque (NYPD), que tentou condensar toda a rejeição que produziu. entre os republicanos, Ocasio-Cortez por sua posição de esquerda.

Essa corrida se tornou a segunda mais cara da história do país, com US $ 17 milhões arrecadados pela parlamentar democrata e US $ 10 milhões por seu oponente.

Por meio de sua conta no Twitter, Ocasio-Cortez garantiu que servir ao 14º distrito de Nova York e “lutar pelas famílias da classe trabalhadora tem sido a maior honra, privilégio e responsabilidade de minha vida”.

Ele também agradeceu aos bairros do Bronx e Queens “por me reelegerem para a Câmara, apesar dos milhões gastos contra nós, e por confiarem em mim para representá-los mais uma vez”.

Por outro lado, ela criticou a perda de votos democratas latinos na corrida presidencial e garantiu que não comentará muito sobre os resultados oferecidos até agora “porque eles ainda estão em evolução”, mas acrescentou que têm “alertado sobre vulnerabilidades dos democratas aos latinos por muito, muito tempo. “

Por sua vez, para o estado de Minnesota, a deputada democrata Ilhan Omar também foi reeleita, apesar da enorme quantidade de fundos que seu oponente republicano, Lacy Johnson, levantou durante a campanha eleitoral.

“Nossa irmandade é resiliente”, frisou Omar por meio de sua conta no Twitter após a reeleição dos quatro parlamentares, após notar que o resultado da votação de terça-feira “não é o fim, é apenas o começo”. “Estamos construindo um movimento que vê minha luta intrinsecamente ligada à sua, e vê um mundo onde todos os trabalhadores podem ser levantados”, disse ele.

Omar, junto com Rashida Tlaib , também reeleita pelo estado de Michigan, foram as primeiras mulheres muçulmanas a ganhar uma cadeira no Congresso dos Estados Unidos nas eleições de 2016.

Finalmente, no estado de Massachusetts, a quarta integrante do “esquadrão” democrata, Ayanna Pressley  assegurou por meio do Twitter que “juntos lutamos por nossa humanidade compartilhada. Nos organizamos. Nos mobilizamos. Legislamos nossos valores”, algo do qual diz “sentir orgulho”. “Eu acredito em nosso poder. E estamos apenas começando”, disse ela.

O “esquadrão” de quatro mulheres democratas, todas elas com atuação entre as minorias sociais, foi duramente atacada no Congresso pelos republicanos no por pertencer ao setor mais progressista do Partido Democrata, e até membros de seu próprio partido questionaram algumas de suas posições. Além disso, as quatro têm sido freqüentemente atacados com insultos misóginos, e foram alvo de ataques do presidente Donald Trump.

Com informações da Pagina12

Autor