Saeb Erekat, importante líder palestino, morre de Covid-19

Saeb Erekat morreu nesta terça-feira (10) aos 65 anos após mais de um mês de batalha contra a Covid-19.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, disse que a morte do líder da Organização pela Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat, constitui uma grande perda quando o povo palestino enfrenta uma batalha crucial em defesa de seus direitos.

A partida do nosso irmão e amigo, o grande lutador Saeb Erekat, representa uma grande perda para a Palestina e para nosso povo, principalmente no contexto atual, porque a causa que defendemos passa por circunstâncias difíceis, nos sentimos profundamente tristes”, enfatizou Abbas citado pela agência Wafa.

O líder da OLP e representante proeminente de seu povo em negociações cruciais morreu em um hospital, para onde foi transferido devido à deterioração de sua saúde. Dizemos hoje adeus a este patriota e lutador que desempenhou um papel importante nos esforços para erguer bem alto a bandeira da Palestina e defender os direitos do nosso povo em todos os fóruns internacionais”, sublinhou o presidente da ANP.

Ele desempenhou – acrescentou – um papel relevante quando foi membro de nossa delegação na Conferência de Madri para a Paz (1991), como Ministro do Governo e presidente do Departamento de Assuntos de Negociação da OLP”.

Abbas expressou suas condolências à família de Erekat e declarou um período de luto de três dias na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.

O renomado líder, que inicialmente permaneceu em quarentena em casa, havia sido internado por várias semanas em uma unidade de terapia intensiva do Hospital Hadassah, de propriedade de Israel, dada a gravidade de seus sintomas e sua vulnerabilidade porque em 2017 foi submetido a um transplante de pulmão nos Estados Unidos, relatou a agência Wafa.

Antes de sair para o hospital, Saeb Erekat agradeceu por meio de sua conta no Twitter a todos os amigos que oraram por ele nas igrejas e mesquitas e que enviaram mensagens de incentivo.

Figura chave nas negociações de paz com Israel desde os Acordos de Oslo, ele foi uma das faces mais visíveis da causa palestina na arena internacional.

Próximo a Abbas, ele liderou diversos encontros com representantes de Israel em defesa dos direitos de homens e mulheres na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, e dos milhões que permanecem no exílio.

Erekat nasceu em uma cidade de Jerusalém Oriental em 1955, estudou Relações Internacionais nos Estados Unidos (1977) e posteriormente concluiu o mestrado em Ciência Política (1979).

Fonte: Prensa Latina