São Paulo: Covas lidera e Russomanno afunda, diz Datafolha

Boulos subiu de 14% para 16%, enquanto Russomanno fez a trajetória inversa, indo de 16% para 14%

A nova pesquisa Datafolha à Prefeitura de São Paulo, divulgada nesta quarta-feira (11), confirma a liderança do prefeito e candidato à reeleição Bruno Covas (PSDB) e prevê um embate acirrado pela outra vaga no segundo turno. Enquanto o tucano passou de 28% para 32%, três candidatos estão empatados tecnicamente na segunda colocação. Mas, pela primeira vez nas sondagens do Datafolha, Guilherme Boulos (PSOL) está numericamente à frente do bolsonarista Celso Russomanno (Republicanos).

Boulos subiu de 14% para 16%, enquanto Russomanno fez a trajetória inversa, indo de 16% para 14%. Márcio França (PSB) foi de 13% para 12%, mas permanece no bloco dos vice-líderes. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, a luta para ir ao segundo turno se mantém imprevisível.

Na outra ponta da tabela, Jilmar Tatto (PT) – que caiu dois pontos – está com 4%, assim como Arthur do Val – Mamãe Falei (Patriota). Joice Hasselmann (PSL) tem 3%, Andrea Matarazzo (PSD), 2%, Marina Helou (Rede), 1%, e Vera Lucia (PSTU), 1%. Os demais candidatos – Orlando Silva (PCdoB), Levy Fidelix (PRTB) e Antônio Carlos (PCO) – foram citados, mas não têm 1% das intenções de voto.

Censurada nesta semana a pedido da campanha de Russomano, a pesquisa Datafolha foi liberada pela Justiça Eleitoral na noite desta quarta. Conforme o levantamento, o candidato do Republicados – que é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro – segue em queda, sobretudo entre eleitores que estudaram até o ensino fundamental (de 23% para 15%) e entre os eleitores com renda familiar de até 2 salários mínimos (de 24% para 15%). Sua rejeição é de 49%, bem mais do que os índices de Joice (32%), Covas (24%), Tatto (23%), Boulos (23%) e Levy (22%).

Na pesquisa espontânea – em que o nome dos candidatos não é mostrado ao entrevistado –, os índices são estes: Covas, 21%; Boulos, 14%; Russomanno, 7%; França, 7%, Arthur do Val, 3%; Tatto, 2%; Matarazzo, 1%; e Joice, 1%. Já nas simulações de segundo turno, Covas bateria Russomanno (59% a 25%), Boulos (56% x 30%) e França (53% x 34%).

O Datafolha ouviu 1.512 eleitores de São Paulo nos dias 9 e 10.A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *