Movimentos promovem ato político-cultural no Dia da Consciência Negra

Ativistas se reunirão em frente à Fundação Palmares, nesta sexta-feira (20), em Brasília, para também repudiar o atual presidente racista do órgão, Sergio Camargo

(Foto: Reprodução)

Diversos movimentos, entidades, coletivos e ativistas participam, nesta sexta-feira (20), às 10h, em Brasília, do Ato Político-Cultural da Consciência Negra – Contra o Racismo e em Defesa das Nossas Vidas, da Nossa História. Na data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, serão feitas homenagens à personalidades negras relevantes da história brasileira.

Os participantes também farão um ato de repúdio ao atual presidente da Fundação Palmares, Sergio Camargo Nascimento, que atacou reiteradas vezes representantes dos movimentos e já questionou o próprio Dia da Consciência Negra. Uma das principais críticas é o fato de Sergio Camargo ter retirado da galeria de personalidades negras da Fundação Palmares nomes como Zumbi dos Palmares, Nelson Mandela, Luiz Gama, Marina Silva, Benedita da Silva e Carolina Maria de Jesus.

Recentemente, o presidente da Fundação Palmares anunciou as retiradas dos nomes de Gilberto Gil, Milton Nascimento, Elza Soares e Martinho da Vila da lista de brasileiros negros ilustres. Segundo o presidente da Fundação, em 1º de dezembro entrará em vigor a Portaria nº 189, que trará a lista de todas as exclusões, bem como “as novas personalidades negras” a serem incluídas na galeria.

Fonte: PT Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *