São Paulo: Boulos se firma como o candidato preferido dos mais jovens

Candidato do PSOL lidera a pesquisa entre eleitores de 16 a 24 anos e também de 25 a 34

Boulos (ao centro), entre Jilmar Tatto (PT) e Orlando Silva (PCdoB)

A campanha de Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura de São Paulo caiu nas graças dos paulistanos mais jovens. Segundo pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (19), é nesse segmento do eleitorado que Boulos apesenta vantagens mais expressivas sobre seu adversário, o prefeito Bruno Covas (PSDB).

No resultado geral, o tucano lidera a disputa com 48% das intenções de voto, contra os 35% do candidato do PSOL. Nos recortes por faixa etária, porém, Boulos se firmou como o candidato preferido dos mais jovens.

Entre os eleitores de 25 a 34 anos, o Datafolha aponta Boulos à frente de Covas – 44% a 38%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais (para mais ou para menos), os dois candidatos podem estar em um improvável empate técnico no eleitorado dessa faixa etária.

A vantagem pró-Boulos é ainda maior (e sem possibilidade de empate técnico) entre os eleitores de 16 a 24 anos. Conforme o levantamento, nesse segmento ele tem 46%, e Covas, apenas 31%. Como o voto é opcional para eleitores de 16 e 17 anos, um dos desafios da campanha Boulos é mobilizá-los a irem às urnas no segundo turno, em 29 de novembro.

Outra curiosidade sobressai no recorte de raça. Boulos – que recebeu o apoio do candidato negro Orlando Silva, do PCdoB – lidera numericamente entre os eleitores de cor preta: 43% a 38%.

O Datafolha ouviu 1.254 eleitores de São Paulo nos dias 17 e 18 de novembro. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo.

Autor

Um comentario para "São Paulo: Boulos se firma como o candidato preferido dos mais jovens"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *