Distância entre Covas e Boulos cai para 7 pontos em SP, diz Datafolha

Candidatura de Boulos segue impulsionada pelos eleitores mais jovens

Apenas sete pontos percentuais separam Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno das eleições à Prefeitura de São Paulo. É o que aponta nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (26) pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. Conforme o levantamento, Covas tem 47% das intenções de voto – um ponto a menos do que ele registrou na pesquisa anterior, de terça-feira (24). Já Boulos soma 40%. Há também 9% de brancos e nulos, além de 4% de indecisos.

Nos votos válidos (aqueles destinados especificamente aos dois candidatos), o tucano tem 54%, contra 46% do candidato do PSOL. A diferença entre os dois adversários é a menor desde o início do segundo turno – o que prenuncia um embate acirrado pelo nesta reta final da campanha.

Segundo o G1, a candidatura de Boulos segue impulsionada pela juventude. Entre os eleitores de 16 a 24 anos, ele tem mais que o dobro das intenções de votos de Covas (61% a 27%). O tucano dá o troco na faixa de eleitores com 60 anos ou mais (61% a 28%). Em favor de Covas está o fato de que os idosos representam 23% do eleitoral, enquanto os mais jovens correspondem a 12%. Em contrapartida, as taxas de abstenção no primeiro turno – altas no conjunto dos eleitores – foram sensivelmente maiores entre os mais velhos.

Além disso, o eleitor de Boulos é mais fiel do que o de Covas. Segundo o Datafolha, 87% dos que escolhem o candidatado do PSOL se dizem totalmente decididos, ao passo que, entre os eleitores “covistas”, o índice é de 83%. Os paulistanos também reafirmaram a importância do programa dos candidatos – 83% dizem que votam de acordo com as propostas, e apenas 8% escolhem a candidatura pelo partido.

O Datafolha ouviu 1.512 eleitores de São Paulo em 24 e 25 de novembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *