Partido Comunista Português realiza seu 21° Congresso

Com o lema de “Organizar – Lutar – Avançar, Democracia e Socialismo”, o Partido Comunista Português (PCP) inicia nesta sexta-feira (27), às 10h30m (07h30m, horário de Brasília) seu 21° Congresso, que irá até domingo (29).

Nota: O horário de início do Congresso considerando-se o horário de Brasília foi informado errado como 15h30m. A informação foi corrigida às 10hs da sexta-feira (27). Pedimos desculpas aos leitores pelo equívoco e informamos que nos links de transmissão para o acompanhamento ao vivo do Congresso (informados abaixo) é possível retornar para acompanhar do início.

O PCP realizará o evento magno da democracia partidária, “com todas as necessárias medidas de proteção sanitárias que a atual situação exige”, segundo editorial publicado nesta quinta-feira (26) no órgão oficial do partido, o histórico jornal Avante!. Ainda segundo o editorial, “O XXI Congresso do PCP constituirá um momento de reflexão e luta onde se discutem e constroem as soluções para o País e as respostas necessárias para enfrentar a atual e exigente situação”. Os comunistas portugueses denunciam uma “ofensiva anticomunista de grande envergadura, tentando perturbar ou mesmo impedir a realização do seu XXI Congresso. Mas, ao contrário do que pretendem, o PCP não se deixará intimidar. Não se vergará à ofensiva anticomunista em curso por mais intensa que ela seja. Com os trabalhadores e com o povo continuará a lutar e a intervir em defesa dos direitos, contra a exploração e a opressão, por uma alternativa patriótica e de esquerda, parte integrante da democracia avançada inspirada nos valores de Abril, pelo socialismo e o comunismo”.

O Congresso será realizado no Pavilhão Municipal “Paz e Amizade” localizado na Rua da República, em Loures, cidade da área metropolitana de Lisboa, e irá reunir 600 delegados, apenas metade dos 1.200 inicialmente planejados. A diminuição foi decidida pelo Comitê Central como uma das medidas de proteção sanitária, frente à pandemia de Covid-19.

O XXI Congresso do PCP integra-se no trabalho geral do Partido e deve contribuir para o seu reforço, para o reforço da unidade dos trabalhadores, alargamento da luta de massas e das várias classes e camadas sociais antimonopolistas, unidade e ação dos democratas e patriotas e afirmação do ideal e projeto comunistas”, diz o projeto de resolução política do Congresso.

O Congresso poderá ser acompanhado em tempo real pelos links: http://www.pcp.pt/ e www.facebook.com/pcp.pt.

Saudação do PCdoB

Em texto assinado pela presidenta nacional, Luciana Santos, e por Walter Sorrentino, vice-presidente e secretário de relações internacionais, os comunistas brasileiros enviaram suas calorosas saudações ao 21° Congresso. Vejam alguns trechos da mensagem:

A história de heroísmo e abnegação do Partido Comunista Português, em vias do centenário de sua existência, recolhe valiosos ensinamentos que apontam caminhos ainda hoje de vanguarda política aos trabalhadores e ao povo português, expressando que o ‘Futuro tem Partido’ e, em Portugal, este partido do futuro é o PCP. São também ensinamentos valorosos a todos os partidos irmãos, entre os quais o nosso PCdoB, cujas relações fraternas têm sido muito proveitosas e estimulantes.”

“Consideramos fundamental, para esse percurso, as ideias-guia do PCP de exigência do desenvolvimento do fator subjetivo, a começar pelo fortalecimento dos partidos comunistas e revolucionários. Igualmente, pela centralidade conferida à questão nacional e sua interligação com a questão de classe, confirmando o marco nacional como campo determinante de luta e o exercício e afirmação da soberania nacional como condição para a defesa e conquista de direitos, para promover o desenvolvimento econômico e social, para o avanço de processos transformadores.”

“Congratulamo-nos com os camaradas pela riqueza e profundidade do Projeto de Resolução que lemos atentamente, e temos a convicção de que a Resolução Política do 21° Congresso, enriquecida pela sabedoria coletiva, irá ser um guia valioso para impulsionar o PCP a novas vitórias, no rumo de uma saída patriótica e de esquerda.

Fazemos votos de que se fortaleça a nossa relação fraterna em proveito mútuo, constituída ao longo das décadas.”