Mesmo sem GO e RO, Brasil registra mais de 500 novos óbitos por Covid

Prefeito e Governador de São Paulo, ambos do PSDB, minimizam explosão de contágios e mortes na cidade e no estado, evitando quarentena mais rigorosa para não se prejudicar na eleição, que termina neste domingo.

Guilherme Boulos é diagnosticado com Covid e último debate a prefeito de São Paulo com Bruno Covas é cancelado.

O Ministério da Saúde divulgou hoje que o Brasil registrou 514 novas mortes provocadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, o país teve 171.974 óbitos causados pela doença. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 477. A variação foi de -2% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nas mortes por Covid-19, quando não há aumento ou queda significativos.

De ontem para hoje, houve 34.130 diagnósticos positivos para o novo coronavírus em todo país. O total de infectados desde o começo da pandemia subiu para 6.238.350. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 31.496 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +13% em relação aos casos registrados em duas semanas; também indica tendência de estabilidade nos diagnósticos.

O cálculo de médias móveis é feito pelo consórcio da imprensa, baseado em dados das secretarias estaduais de saúde.

Segundo a pasta, 5.536.524 pessoas se recuperaram da covid-19, com outras 529.852 em acompanhamento.

Apagão de dados

Goiás foi o único estado que não conseguiu registrar dados sobre a doença; desde a tarde de ontem, a secretaria de saúde local enfrenta problemas no envio de dados para o sistema do Ministério.

Em nota, a secretaria de saúde de Goiás diz que os municípios “relatam instabilidade dos sistemas no momento de preenchimento das fichas de notificação”. O órgão também informa que “apura os motivos dessa situação junto ao Ministério da Saúde.”

No início deste mês, alguns estados também passaram por dificuldades para atualizar seus dados junto ao Ministério – casos de Amazonas, Amapá, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Roraima e Paraná. Os relatos começaram depois que o sistema do Ministério da Saúde foi supostamente invadido.

  • Subindo (8 estados): RS, SC, ES, RJ, AC, AM, CE e SE
  • Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (7 estados): MG, SP, PA, BA, MA, PB e PE
  • Em queda (9 estados + o DF): PR, DF, MS, MT, AP, RR, TO, AL, PI e RN
  • Não atualizaram os dados (2 estados): GO* e RO*
Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *