Sem categoria

Chanceler da Venezuela rebate agressão de Mike Pompeo

O ministro das Relações Exteriores venezuelano Jorge Arreaza respondeu aos comentários feitos pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, a respeito do pleito deste domingo (6) para a Assembleia Nacional da Venezuela.

Jorge Arreaza - Referencial

Em um tweet publicado neste domingo (6), Pompeo atacou a legitimidade da eleição parlamentar na Venezuela. Segundo ele, os resultados anunciados pelo “regime ilegítimo de Maduro não refletirão a vontade do povo venezuelano”. Respondendo às agressões do secretário de Estado norte-americano, Arreaza disse no Twitter que as tentativas dos EUA de exercerem influência política na Venezuela falharam.

“​Um zumbi falou! No entanto, segundo o chefe dele, houve fraude nas eleições nos EUA. Secretário Pompeo, aceite a verdade com calma e resignação: na Venezuela, o seu fracasso é absoluto. Temos esperança de que logo a diplomacia retornará ao Departamento de Estado e à Casa Branca”, afirmou.

Mais de 100 partidos políticos e associações participam das eleições parlamentares deste domingo (6) na Venezuela. O bloco de oposição de Juan Guaidó, um líder golpista fracassado, se recusou a participar do pleito. O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse que está pronto para renunciar se a oposição vencer as eleições. Maduro votou na manhã de hoje (6) e pediu a todas as forças políticas que se engajassem em um diálogo nacional inclusivo após as eleições.

Em janeiro de 2019, a Venezuela mergulhou em uma crise política quando o então chefe da Assembleia Nacional controlada pela direita golpista, Juan Guaidó, se proclamou presidente interino em uma tentativa de destituir o presidente reeleito Maduro. Os Estados Unidos e seus aliados endossaram o candidato a usurpador Guaidó e impuseram sanções contra a Venezuela. Por outro lado, Rússia, China, Turquia e vários outras países apoiam o presidente democraticamente eleito, Nicolás Maduro.

________

As informações são da Sputnik News