Acadêmicos britânicos indicam médicos cubanos ao Nobel

No total, são 15 pedidos formais enviados até agora por acadêmicos e parlamentares britânicos ao comitê norueguês para a entrega do Prêmio Nobel da Paz aos médicos cubanos.

Assine a Convocatória em defesa do Nobel da Paz para a brigada médica cubana Henry Reeve

Veja também: Walter Sorrentino: Nobel da Paz 2021 para a Brigada Henry Reeve

Os acadêmicos britânicos Imti Choonara e John Yandell nomearam formalmente a brigada médica cubana Henry Reeve para o Prêmio Nobel da Paz de 2021, informou nesta quarta-feira (8) a Campanha de Solidariedade a Cuba (CSC) do Reino Unido.

De acordo com o CSC, em cartas enviadas ao comitê norueguês encarregado de conceder o reconhecimento internacional, os dois professores destacaram o trabalho humanitário realizado por profissionais de saúde na ilha caribenha em 39 países durante a pandemia de Covid-19.

Tive a sorte de conhecer alguns desses voluntários, que optaram por deixar sua família e seu país, não em troca de recompensa financeira, mas para prestar assistência a pessoas vulneráveis, disse Choonara, professor emérito de Saúde da Criança da Universidade de Nottingham.

O acadêmico, profundo conhecedor do sistema de saúde cubano, também assegurou que a pandemia Covid-19 demonstrou a importância de que todos tenham acesso a cuidados de saúde adequados.

O exemplo da brigada médica internacionalista Henry Reeve deve ser seguido por outros países, incluindo os ricos, acrescentou Choonara, que disse que muitos profissionais de saúde britânicos apoiariam de bom grado uma iniciativa semelhante no Reino Unido.

Yandell, que é professor associado do Instituto de Educação vinculado ao University College of London, disse que ficou impressionado com o fato de Cuba, uma pequena ilha, submetida a um bloqueio econômico dos Estados Unidos e enfrentando o impacto da pandemia, não hesitar em enviar ajuda humanitária a outros necessitados.

É muito fácil falar de paz e solidariedade internacional, mas o que a brigada internacionalista Henry Reeve tem feito desde a sua fundação (em 2005) é colocar essas belas palavras na prática diária, disse ele.

O acadêmico acrescentou que os médicos, enfermeiras e técnicos cubanos não esperaram a chegada da paz e da solidariedade, mas sim a concretizaram.

O mundo tem uma dívida de gratidão com eles, não apenas pelas vidas que salvaram, mas por nos ensinar a viver juntos, observou Yandell.

No total, são 15 pedidos formais enviados até agora por acadêmicos e parlamentares britânicos ao comitê norueguês para a entrega do Prêmio Nobel da Paz aos médicos cubanos.

Embora de acordo com as regras da Academia Sueca, as nomeações só podem ser feitas por parlamentares, acadêmicos, magistrados de tribunais internacionais, pessoas já premiadas e membros ativos ou aposentados do comitê, uma carta aberta publicada online pelo CSC em favor do reconhecimento da brigada Henry Reeve foi assinada por mais de 6.700 pessoas.

Fonte: Prensa Latina