Ações educativas buscam conter avanço da Covid-19 em áreas rurais

Material produzido pela USP em Pirassununga tem cartazes, mensagens de voz e vídeos em Libras para orientar população do campo

A prevenção à Covid-19 na zona rural

A pandemia causada pelo novo coronavírus exigiu novas formas de relacionamentos e condutas sociais, como, por exemplo, o uso de máscaras, distanciamento social, constante higiene das mãos, formas de proteção nem sempre seguidas, mesmo com todas as informações disponíveis. Mas e os produtores rurais, como estão enfrentando a pandemia? 

Para ajudá-los nesse processo, que deve continuar até que se chegue efetivamente a uma ou mais vacinas, um grupo de pesquisadores e profissionais criou um conjunto de ações pedagógicas de prevenção à covid-19 nos territórios rurais. O material é composto de 20 infográficos, 12 mensagens de voz, 12 vídeos em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e 15 cartazes. Tudo reunido na obra Diálogos para prevenção da Covid-19 nos territórios rurais

Na apresentação, os autores lembram que boa parte dos produtores da agricultura familiar são pessoas acima de 50 anos de idade e pertencentes aos grupos de riscos, relacionados a pessoas que possuem diabete e pressão alta. “A produção deste material sugere um conjunto de condutas, procedimentos, ações e atividades para mitigar o risco de contágio da covid-19, nas mais variadas formas de encontros em suas rotinas de trabalho e na vida dos produtores e produtoras rurais, tanto dentro como fora de suas propriedades.”

Dividido em três partes, a obra traz na primeira todas as informações sobre a covid-19, o que é, o perigo da doença, formas de contágio e de prevenção, tempo de incubação, cuidado com as visitas de assistência técnica, orientação sobre limpeza de ferramentas e equipamentos e até um capítulo sobre notícias falsas. Já na segunda parte estão os materiais pedagógicos para divulgação nos territórios rurais, roteiros das mensagens de voz, infográficos, vídeos em Libras, e orientações sobre uso de cartazes e pôsteres. E por último a parte três, com Caminhos para compartilhar os materiais pedagógicos, Posturas dialógicas para comunicação, Modos e combinações para compartilhar as mensagens, seguida das considerações finais e referências. 

Livro é um dos materiais pedagógicos elaborados [clique na imagem para ver] – Foto: Reprodução/Pedro e João Editores

Confira alguns materiais educativos para orientação da população rural

Infográfico
Cartaz
20201208_covid_territorios_rurais3
Cartaz

Vídeo com orientações em Libras (Língua Brasileira de Sinais)

PARA CONFERIR TODOS OS MATERIAIS CLIQUE AQUI

Segundo os organizadores, a proposta é “que os agricultores, seus familiares, extensionistas rurais, agentes de saúde pública e demais profissionais que atuam nos territórios rurais tenham a possibilidade de fazer o próprio material de combate à covid-19, baseado neste livro e outras fontes que acharem necessárias. Os materiais do livro podem ser utilizados de forma gratuita em aplicativos de mensagens, como WhatsApp, Telegram e em outros tipos de mídias, como rádio”. 

A confecção ficou por conta de uma equipe multidisciplinar que atua no campo, com participação dos professores Luís Fernando Soares Zuin e Fernando de Lima Caneppele, ambos da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, campus de Pirassununga, Fabio Gregori, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, e ainda, de profissionais e pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Unidade Pecuária Sudeste (Embrapa); Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade de Passo Fundo; e Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em São Paulo (SFA-SP/MAPA/Brasil).

A obra também faz parte do projeto de extensão universitária da FZEA Desenvolvimento de ações para proteger produtores rurais, trabalhadores da agroindústria e suas famílias em resposta à pandemia de covid-19. 

Publicado no Jornal da USP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *